Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

As Influências das Leis Naturais em Nossa Vida

As Influências das Leis Naturais em Nossa Vida

Divinópolis

Categoria:

No dia 25 de setembro, a Organização Internacional Nova Acrópole – sede Divinópolis, apresentou a palestra “As Influências das Leis Naturais em Nossa Vida”, com o professor Elismar José Alves.

O tema permite reflexões, na oportunidade em que se celebra o Equinócio de Primavera no Hemisfério Sul. Elismar abordou os aspectos filosóficos desta efeméride, estendendo o diálogo às influências das leis naturais no nosso cotidiano.

A partir de analogias, mostrou as relações cíclicas estudadas nas várias formas da ciência e vivenciadas por todos os seres vivos: momentos do dia, sequência dos dias da semana e estações do ano, sendo que cada um destes acontecimentos obedecem às leis naturais do Universo, e eram consideradas nas civilizações da antiguidade como eventos vinculados ao Sol e seus movimentos.

O movimento dos astros gera os solstícios de inverno e verão, e equinócios da primavera e outono. Cada um desses movimentos relaciona-se com as etapas da vida humana: a primavera corresponde à infância/adolescência; o verão, à entrada na vida adulta; o outono, o apogeu da maturidade; e o inverno, ao declínio natural do ciclo da vida que volta a se renovar.

O professor mostrou a importância de cada uma destas etapas no que diz respeito a evolução humana, onde a filosofia proporciona a vivência consciente destes momentos, capaz de conduzir o homem a uma maior integração com o meio em que vive.

Foi falado também sobre aspectos sagrados, culturais e folclóricos de cada um destes eventos apresentados, permitindo aos  presentes elaborarem reflexões quanto ao papel de cada um em relação às Leis Naturais.

A Filosofia clareia o entendimento de questões pertinentes à busca da sabedoria, e a Organização Nova Acrópole objetiva desenvolver os princípios que norteiam essa busca.

 

Tags: Palestra