Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XVI Semana da Filosofia é comemorada com café e diálogo filosófico

XVI Semana da Filosofia é comemorada com café e diálogo filosófico

Divinópolis

Categoria:

A XVI Semana da Filosofia é comemorada com café e diálogo filosófico na Nova Acrópole Divinópolis/MG. De terça-feira (16) à sexta-feira (19), professores e alunos se uniram para acompanhar as palestras transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube da Nova Acrópole Brasil. Em seguida, aprofundaram nos temas retomando as ideias centrais e contribuindo com um momento de aprendizado e integração.

As comemorações do Dia Mundial da Filosofia constam de eventos celebrados pela Nova Acrópole nos mais de 50 países em que atua por meio da promoção de diálogos, palestras, exposições, painéis e eventos diversos. Este ano, em sua 16ª edição, o tema foi “O valor da unidade em momentos de crise”.

Dia 16 – Fraternidade com Lúcia Helena Galvão
Dia 17 – Empatia com Érika Kalvelage e Tiago Grandi

“Em pequena escala acredito que conseguimos exercitar a convivência e compreender melhor o sentido da Unidade e quais sementes a humanidade deveria estar buscando cultivar para a criação de um mundo mais justo, bom e harmonioso”, comenta Bruna Costa, aluna de Nova Acrópole.

Em tempos de crise, a Nova Acrópole busca o despertar do ser humano em relação as suas condições plenas de valores, virtudes e sabedoria. Assim, da reflexão à prática, reconhecemos a filosofia como ferramenta essencial para superar obstáculos e vencer as crises que nos cercam com o objetivo de contribuir na construção de uma sociedade melhor.

Dia 18 – Gentileza com Ana Beatriz Gama
Dia 19 – O Valor do Exemplo com Mônica Dias e Maurício Schmall

Para o professor Elismar Alves, a Semana da Filosofia “é um marco especial que proporciona o despertar filosófico e a elevação da consciência, pois pode influenciar não apenas por uma semana, mas sim, por toda nossa vida, transformando-se numa verdadeira e autêntica forma de vida filosófica”.

Mais próximos da Beleza

A Nova Acrópole Divinópolis também exibiu em sua sede a Exposição Fotográfica “O Visível do Invisível”, que reúne fotografias de alunos de várias sedes do Brasil e máximas filosóficas.

“As fotos foram muito bem escolhidas e conseguiram nos ajudar a uma aproximação cada vez maior com o ideal de beleza”, relata João da Mata, aluno e também voluntário na Nova Acrópole Divinópolis.

O que existe de belo ao redor de cada um e que pode eventualmente passar desapercebido foi capturado pelas lentes e evidenciaram as belezas dos detalhes e da simplicidade.

A Filosofia à Maneira Clássica é um convite para se fazer o exercício de conhecer a si mesmo. Reconhecendo as virtudes humanas, como a Fraternidade, a Empatia, a Gentileza, o Exemplo e tantas outras, vamos aprendendo formas de vivê-las integralmente para alcançar a Unidade e Harmonia.

Tags: Fotografia | Semana da Filosofia