Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Aconteceu no CIEE de Florianópolis mais um Ciclo de Palestras

Nova Acrópole / Aconteceu no CIEE de Florianópolis mais um Ciclo de Palestras
Aconteceu no CIEE de Florianópolis mais um Ciclo de Palestras

Florianópolis - Central

Categoria:

A Organização Nova Acrópole promoveu no CIEE-SC (Centro de Integração Empresa-Escola, de Santa Catarina) de Florianópolis mais um ciclo de palestras voltado ao público jovem. As palestras aconteceram nos dias 15, 16 e 19 de Agosto. Os temas foram: “Platão e a Arte de Sermos nós mesmos”, “O que o mundo faz para mim? E eu, que faço pelo mundo?” e o “O Herói Cotidiano”. A proposta foi apresentar a filosofia como uma maneira de melhorar os nossos conceitos em relação aos valores atuais.

O professor Tuiávii Rolim, que ministrou a palestra sobre “Platão e a Arte de sermos nós mesmos”, falou sobre como a juventude atual parece estar amortecida e sobre como a filosofia pode ajudar os jovens a descobrirem um sentido para a vida. “Muitos jovens acabam se perdendo diante de tantas coisas que são apresentadas, e não possuem um suporte como guia para ajudarem a se encontrar”, afirmou.

Já o professor Roberto Pértile disse que hoje em dia o mundo nos exige e nos pede muitas coisas, mas se nós não sabermos quem nós somos, como é que saberemos se isso é bom ou não para nós? Falou também que nem sempre os jovens percebem o quanto precisam aprender com eles próprios, a respeitarem a si mesmos, serem mais justos, mais solidários, dominar seus instintos…, e a partir disso, poder se relacionar com o mundo de uma forma mais coerente e sensata. Pértile ministrou a palestra “O que o mundo faz para mim? E eu, que faço pelo mundo?”

Tudo o que se contava antigamente sobre os heróis é na verdade uma representação da vida humana, nos seus aspectos mais práticos. As histórias de heróis lembram as superações da vida humana, considerando todos os defeitos e limitações, falhas, vícios ou comportamentos inadequados. Assim que reconhecermos que há uma identidade superior dentro de nós que quer superar estas dificuldades e vencer todas as provas, nos tornamos mais capazes de superá-las. Assim foi tratado o tema sobre “O Herói Cotidiano”, ministrado por Marcus de Luca Maciel, responsável pelo programa de Filosofia à Maneira Clássica para jovens na sede de Florianópolis.

A Organização Internacional Nova Acrópole promove em todo o mundo, há 59 anos, a reflexão de temas como estes apresentados nas palestras. As atividades promovidas se desenvolvem com base em três princípios que são: a Fraternidade, o Ecletismo e o Desenvolvimento Humano.

Tags: Palestra