Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Ciclo Cultural de Agosto acontece em Florianópolis

Nova Acrópole / Ciclo Cultural de Agosto acontece em Florianópolis
Ciclo Cultural de Agosto acontece em Florianópolis

Florianópolis - Central

Categoria:

A Organização Nova Acrópole de Florianópolis realizou no mês de agosto um ciclo de palestras que aconteceu nos dias 18, 21 e 22. Os temas apresentados foram “Como controlar a Ansiedade” (18/08) e “Como se realizam os Sonhos” (21/08). No dia 22 aconteceu uma aula de apresentação do Curso de Filosofia à Maneira Clássica que é oferecida pela instituição.

As palestras trataram de assuntos comuns do dia a dia, com uma abordagem filosófica sendo conduzida pelos pensamentos de diversos filósofos da antiguidade. Durante as palestras houveram propostas filosóficas visando solucionar estas questões tão fundamentais que enfrentamos diariamente.

O palestrante Rafael Engel, que ministrou o primeiro tema, explicou que a ansiedade é um estado psicológico comum, e embora não haja um consenso sobre todas suas causas, um dos principais fatores são as expectativas que criamos.

Rafael trouxe propostas de como lidar com as nossas expectativas, analisando e identificando-as de maneiras diferentes. Depois concluiu que podemos lidar com a ansiedade se alinharmos nossas expectativas em relação às coisas como realmente são.

“A palestra foi ótima, me abriu a mente mais ainda, e tive um esclarecimento sobre muitos pontos de vista”, comentou Robert dos Santos, participante da palestra.

O palestrante Joel Adami, que tratou do tema “Como se realizam os sonhos”, diz que há uma fórmula para realizarmos os nossos sonhos, no entanto, não se trata de algo fácil: “é necessário imaginar um pouco onde queremos chegar e construir uma escada para chegar até lá”, conclui.

“A fantasia, o imediatismo, a falta de perseverança e de constância são algumas das dificuldades que se tornam obstáculos nesse caminho e o principal objetivo de sonhar é ser feliz. A felicidade duradoura não está em obter coisas, e sim em ser, expressar valores morais através de virtudes”, completa.

Fernando Cotta, que participou da atividade, comenta: “Eu estava muito interessado, por se tratar de nossos sonhos. A gente esquece do principal, e como ele falou, nosso objetivo principal é ser feliz. Pensamos muito em sonhos materiais, e eu acho que como ser humano, nossos sonhos vão além do material; eu achei esse ponto muito importante”.

Quem também comenta sobre a atividade de apresentação do curso de filosofia, foi Thiago Dalbo: “Achei a palestra bem interessante, trazendo aspectos da filosofia clássica, dessa questão de onde viemos, quem somos nós, e o que devemos fazer para ter uma vida ética e boa, tanto na evolução individual quanto coletiva. Como aula inaugural achei muito boa, mexe bastante com nossa curiosidade”. 

Eventos como este que são organizadas pela Nova Acrópole possuem o objetivo de levar a filosofia às pessoas de maneira prática.

 

Tags: Curso de filosofia | Palestra