Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

Guarulhos

Categoria:

Entre os dias 18 e 22 de novembro, a Nova Acrópole de Guarulhos realizou a XIV Semana da Filosofia. Neste ano, a sétima realizada na cidade, o evento homenageou o filósofo renascentista Leonardo da Vinci, que deixou um grande legado para a humanidade, não apenas quanto à arte e as suas invenções tecnológicas, das quais muitas foram realizadas nos tempos de hoje, mas como exemplo de ser humano que soube se conectar a Natureza.

A programação contou com as palestras “Leonardo da Vinci e a Construção do Ser Humano”, no dia 18 e “As Máquinas de Leonardo da Vinci”, no dia 19, ambas com o professor Uibirá Barreto. No dia 20, “A Arte de Leonardo da Vinci” e no dia 21 “Ciência e Filosofia em Leonardo da Vinci”, com a professora Amélia Barreto. E, finalizando as atividades da Semana da Filosofia, no dia 22, “O Ideal Renascentista”, com Uibirá Barreto.

A Semana da Filosofia contou também com uma amostra do Código de Madri (manuscritos de Leonardo da Vinci que foram descobertos na Biblioteca Nacional da Espanha, em Madri, no ano de 1965 pelo Dr. Jules Piccus, Professor de Línguas na Universidade de Massachusetts), na realidade virtual e dos Cadernos de Leonardo da Vinci, onde se pode ver, em tempo real, parte de seus mais expressivos desenhos.

Deste modo, a Semana da Filosofia buscou mostrar a obra deste gênio do Renascimento que representa o homem completo, um homem que soube desenvolver suas virtudes e seus poderes internos, e que nos serve de exemplo em busca de um ser humano ideal.

Tags: Semana da Filosofia