Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Arte é tema de Ciclo de Palestras

Nova Acrópole / Arte é tema de Ciclo de Palestras
Arte é tema de Ciclo de Palestras

Ilha do Governador - Rio de Janeiro

Categoria:

O Ciclo de Palestras sobre a Arte que iniciou no dia 10 de setembro, teve como primeiro tema a “Arte, uma Visão Filosófica”. A palestrante Renata Neves falou sobre as nove musas inspiradoras da Arte e que a apreciação é algo construído a partir de cada um. “Se pudermos ver a nossa própria vida como uma melodia, ao nos juntarmos com poucas pessoas, formamos um acorde. Da união com várias pessoas podemos formar a Harmonia. Assim, poderemos tocar um pouco o sentido de Fraternidade que nos falta tanto hoje em dia”.

“Arte, ponte entre o Ser Humano e a Natureza” foi o tema do dia 12 de setembro, com a palestrante Natália Tourinho. Utilizando-se das ideias de Plotino sobre como alcançar o Belo, ressaltou os três estágios de percepção: o do amante, do músico e do filósofo. “Ir conquistando esses três estágios nos permite compreender melhor as leis que regem o próprio ser humano. Poderemos ir encontrando aquilo que somos de verdade”, conclui.

Finalizando o Ciclo de Palestras, Teresa Hissa abordou “A Genialidade de Mozart”, que aconteceu no dia 13. Passando por etapas da vida do artista, ressaltou fatos e aspectos que fizeram dele um dos maiores compositores da história. O fim de sua palestra terminou com uma prática de apreciação musical cujo objetivo era perceber o efeito da música de Mozart sobre a própria personalidade. Segundo ela: “Somente um gênio para fazer algo tão belo e ao mesmo tempo com sua obra possibilitar que as pessoas se tornem – ainda que momentaneamente – mais serenas, menos ansiosas, menos estressadas, mais em paz consigo mesmas”.

Tags: Palestra