Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

“Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia

Nova Acrópole / “Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia
“Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia

Ilha do Governador - Rio de Janeiro

Categoria:

Todos os anos a Organização Internacional Nova Acrópole comemora em diversas partes do mundo o Dia Mundial da Filosofia, que acontece sempre no mês de novembro. A data é uma recomendação da Unesco para promover a Filosofia como desenvolvimento humano e cultural.

Este ano, o tema central escolhido em comemoração à XII Semana da Filosofia foi “Filosofia: Educação e Formação para o Ser Humano”.

Para a homenagear a data, a Nova Acrópole da Ilha do Governador ofereceu um ciclo de palestras gratuitas em que a educação foi trabalhada em diversos pontos de vista.

Um dos meios de aprendizado nas civilizações antigas foi o trabalho. E para tratar esse tema, o professor Antonio Saavedra ressaltou que essas civilizações buscam olhar para a formação do próprio Ser Humano. A atividade aconteceu no dia 13 de novembro.

“Vivemos em um mundo cheio de estímulos, em que trabalhamos mais e mais, mas nem sempre estamos conscientes nesse exercício diário e acabamos por trabalhar mais por sobrevivência do que por opção”, explicou Saavedra.

No dia seguinte, 14 de novembro, a dicotomia Educação formativa ou informativa foi destacada pelo conferencista Matheus Grohs. Ele assinalou que cada vez mais buscamos a informação, mas também indagou sobre o que estamos construindo com isso em nós mesmos. O ritmo das nossas rotinas é cada vez mais veloz e as novidades tecnológicas cada vez mais frenéticas. “A falta da finalidade da educação tem conduzido ao momento presente, onde é tudo tão caótico e não há formação para crianças, jovens nem adultos, pois não existem finalidades”, afirmou.

E para encerrar as atividades da XII Semana da Filosofia, no dia 16 de novembro, o professor Júlio Mesquita trouxe uma reflexão sobre a Maiêutica e uma das formas mais antigas que conhecemos de educar: a partir do exemplo. Na antiguidade, o filósofo grego Sócrates resgatou essa forma educacional que é a de retirar do Ser Humano o que ele tem de melhor.

“A chamada Maiêutica é fazer com que o Ser Humano encontre nele mesmo as suas potencialidades”, ressaltou Mesquita.

A Filosofia à Maneira Clássica permite que nós enxerguemos um novo horizonte, buscando as causas, uma finalidade precisa, que forma o Ser Humano promovendo suas virtudes – o melhor de cada um, e nutre mudanças para melhor, para si mesmo e para toda a sociedade.

O Dia Mundial da Filosofia é celebrado todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro, tendo sido oficializado pela Unesco no ano de 2005. Desde então, a Organização Internacional Nova Acrópole realiza a Semana da Filosofia, promovendo palestras, cursos, exposições e atividades filosóficas variadas, em todo o mundo.

 

Escolhe um trabalho de que gostes, e não terá que trabalhar nem um dia na tua vida. (Confúcio)

O Amor ao trabalho é a chave da vida realizada. (Ensinamento egípcio)

“Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia
Prof. Antonio Saavedra explicando sobre a relação do Ser Humano com o trabalho.
“Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia
Prof. Júlio Mesquita falando sobre a Maiêutica

 

Tags: Semana da Filosofia