Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Meio Ambiente é tema de ciclo de palestras

Nova Acrópole / Meio Ambiente é tema de ciclo de palestras
Meio Ambiente é tema de ciclo de palestras

Ilha do Governador - Rio de Janeiro

Categoria:

Celebrado todos os anos pela Nova Acrópole em todo o mundo, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Em referência a esta data, a sede da Nova Acrópole Ilha do Governador ofereceu um ciclo de palestras, que aconteceram entre os dias 05 e 08 de junho.

O que podemos aprender com o Reino Mineral foi o tema do dia 05, com o palestrante Matheus Grohs. Deu-se ênfase à importância dos minerais, para além de valores econômicos. Dentre muitos outros exemplos, ressaltou o diamante, que apresenta uma geometria minuciosamente organizada, e é o mais duro mineral encontrado na Natureza; sua ordem interna permite que a luz o ultrapasse, enaltecendo sua beleza. “Como os diamantes, o ser humano internamente organizado, se torna resistente”, afirma Matheus.

O prof. Antonio Saavedra falou sobre o tema O que podemos aprender com o Reino Vegetal, que ocorreu no dia 06. Saavedra descreve que o reino vegetal ajuda também na compreensão interna do ser humano. Como exemplo, ele fala sobre as transformações nas estações do ano: “Na primavera, a Natureza floresce e é hora da renovação interna em nós. No verão, há plenitude em nossos estados psíquicos. O outono, é o momento de serenidade e também de semear valores internos. Quando as folhas caem, pode ser muitas vezes a hora de deixar algumas coisas para trás. No inverno, é quando as raízes estarão se nutrindo e devemos olhar para dentro para se preparar para a ascensão da primavera”, conclui.

No dia 07 o tema foi O que podemos aprender com o Reino Animal. A palestrante Natália Tourinho, sobre o comportamento do reino animal observa: “Os animais não matam por crueldade, não se alimentam por gula, é tudo seguindo a sábia lei da Natureza. Este reino é exemplo para o Ser Humano em todos os aspectos da vida, em especial na vida social, onde cada indivíduo tem sua habilidade transformada em serviço pelo todo”.

E para finalizar as atividades, O Ser Humano e Natureza: que relação queremos construir? foi o tema do dia 08, que buscou resgatar a ideia de que o Ser Humano faz parte da Natureza. O prof. Júlio Mesquita falou sobre a ECOSOFIA (Ecologia+Filosofia), um conceito que aproxima atitudes ecológicas com o pensamento abstrato humano, onde tudo está ligado: o ser ecológico, o campo espiritual, o campo científico, o campo emocional e o campo prático. Devemos mudar nossa mentalidade e agir de forma coerente para gerar harmonia entre toda a Natureza, na qual todos nós estamos inseridos, encerra Júlio.

 

Tags: Meio Ambiente