Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Passeio histórico: “Conhecendo nossa Ilha a pé”

Passeio histórico: “Conhecendo nossa Ilha a pé”

Ilha do Governador - Rio de Janeiro

Categoria:

O desenvolvimento do ser humano passa também pela compreensão da sua história, não só individual, mas coletiva. Esse resgate histórico proporciona um processo de identidade fundamental para que cada um possa responder “quem sou”.

Os participantes da caminhada se encontraram em frente a Padaria Majestosa, passando pela Padaria do Aníbal, Parque Marcelo Ipanema, Igreja Nossa Senhora da Conceição – na praça Jerusalém -, terminando na Bica Colonial. Enquanto caminhavam, recebiam conhecimentos históricos sobre a região referente aos índios Sambaquis e Temiminós, a guerra contra os portugueses, a vinda de D. João. “Eu já fui várias vezes na Praia da Bica, e somente depois do passeio que descobri que o nome é porque tem uma nascente no meio praia e que D. João e Dom Pedro I se refrescavam ali. Foi muito interessante”, relata uma das integrantes do passeio.

O Projeto “Conhecendo nossa Ilha a pé”, alia lazer, história, promoção da ecologia e bem-estar. Ele foi criado e coordenado por Roberto Macchiute e teve mais uma edição no sábado, dia 11 de setembro de 2021, com a etapa Jardim Guanabara, dos Sambaquis, Temiminós e Sesmarias dos Sás, até chegar aos insulanos. Esta iniciativa contou também com a presença do professor e historiador Juberto Santos que mostrou o mapa da ilha e o brasão, e num clima alegre e divertido ensinou sobre o passado. O evento foi gratuito, mas o coordenador sugeriu que fosse levado caixas de leite para doação para casa do Índio (no bairro Ribeira) e neste dia foram arrecadados 22 litros.

Para quem quiser saber a data de outros eventos como esse, acesse: https://www.facebook.com/ecoturilha/

Tags: Passeio Cultural