Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Vontade: força transformadora

Vontade: força transformadora

Ilha do Governador - Rio de Janeiro

Categoria:

No dia 23 de setembro de 2021, a Organização Internacional Nova Acrópole – sede Ilha do Governador, promoveu uma aula aberta sobre o tema da vontade como força transformadora.

A proposta de tal evento era tomar por base a filosofia de Immanuel Kant, pensador do século XVIII, demonstrando a atualidade de seu pensamento acerca da vontade. Convidando os participantes à reflexão, o professor Antônio Saveedra criou as pontes entre as ideias do filósofo e sua aplicabilidade prática no contexto em que nos inserimos.

Kant é conhecido por suas diversas obras e conceitos, entre elas, o imperativo hipotético e o imperativo categórico. O primeiro diz respeito às ações que tomamos cotidianamente, visando a fins de inclinação pessoal, buscando resultados. O segundo, por sua vez, está ligado à ação por identidade, por dever, por reconhecimento de uma lei universal; algo feito pela própria natureza humana, como base em nossos princípios.

Fazendo um paralelo entre a filosofia e os aspectos da personalidade e psiquê humana, a aula seguiu observando a expressão dos conceitos kantianos, na mente, nas emoções e nas ações efetivas de nosso dia a dia.

Saveedra encerrou tal evento com o convite ao pensamento sobre a vontade em nossas vidas: “Precisamos aprender a transformar nossas emoções com continuidade e perseverança. Ao invés de reprimir, trata-se de educar com ritmo. É não desejar uma solução rápida e inserir o elemento humano da disciplina e da vontade para transformar.”

Tags: Palestra