Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

Ilha do Governador - Rio de Janeiro

Categoria:

Na XIV Semana da Filosofia, a Nova Acrópole Ilha do Governador ofereceu nos dias 19 e 21 de novembro as palestras “A Engenhosidade de Da Vinci” e “Leonardo da Vinci e a Construção do Ser Humano”, nos dias 19 e 21 de novembro, respectivamente.

Na palestra do dia 19, a palestrante Natália Tourinho apresentou aos participantes uma série de invenções de Leonardo da Vinci, como máquinas de construção, máquinas voadoras e até mesmo um robô. Dialogando sobre a versatilidade do gênio, concluiu a palestra dentro do viés filosófico mostrando Leonardo da Vinci como um filósofo que buscava compreender as leis da natureza e aplicar essas leis que observava profundamente.

No dia 21, Antonio Saavedra trouxe o contexto do Ocidente na idade média, o surgimento dos naturalistas que olhavam para o homem e natureza como dígitos de Deus. Além disso, fez uma breve apresentação da biografia de Leonardo da Vinci e comentários de algumas obras.

Abordando a construção do ser humano e promovendo a reflexão, Saavedra fala da obra O Homem Vitruviano: “nele há o homem terrestre, o humano e o divino com seus três centros. Os triângulos invertidos: o que aponta para cima é o modelo. O que aponta pra baixo é a expressão no mundo”.

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

Tags: Semana da Filosofia