Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Homenagem e Premiação na Academia de Letras

Nova Acrópole / Homenagem e Premiação na Academia de Letras
Homenagem e Premiação na Academia de Letras

Jacareí

Categoria:

Academia Jacarehyense de Letras (AJL) realiza anualmente seu Concurso Literário. E no dia 07 de Maio de 2016, em sessão solene no Auditório da Secretaria Municipal da Educação, foi realizada a entrega dos troféus, medalhas e livros oferecidos pela Editora Scortecci aos vencedores dos concursos.

Compareceram à solenidade, o Secretário Municipal da Educação, Sr. João Roberto Costa de Souza, a Diretora Presidente da Fundação Cultural, Sra. Sônia Ferraz, inúmeros membros do corpo docente da rede pública, todos os ilustres Acadêmicos da AJL, Diretores e Coordenadores de Escolas Públicas e Particulares.

Os membros da Academia realizaram um Sarau Artístico apresentando obras de sua própria autoria, em forma de poesias, contos e crônicas, e foi uma homenagem ao ilustre Maestro e compositor José Maria de Abreu, com a participação do músico Agnaldo Dias, do tenor Paulo Esper, da Cia. de Dança Simone Capucci e dos jovens alunos do projeto Tocando o Futuro.

O Maestro José Maria de Abreu, patrono da Fundação Cultural de Jacareí, foi um dos maiores compositores brasileiros. Este ilustre jacareiense compôs mais de mil canções, entre elas “Boa Noite Amor”, “Onde Está o Dinheiro?”, “Pegando Fogo” e “Alguém como Tu”. Algumas canções foram imortalizadas pelas vozes de Elis Regina, Gal Costa, entre outros grandes intérpretes. Segundo a historiadora e atual diretora da AJL, Sra. Ana Luíza do Patrocínio, a justa homenagem se dá pelos 50 anos de morte do Maestro e compositor, a serem completados no próximo dia 11 de maio.

Sobre a homenagem, a Sra. Ana Luíza do Patrocínio afirmou: “Ninguém conhece sua obra direito, mas todo mundo já cantou uma música dele. São várias músicas muito conhecidas, mas que as pessoas não sabem que é de sua autoria. Por isso, quisemos fazer um sarau jacareiense, com músicas do Maestro José Maria de Abreu e premiar a nossa gente e a nossa terra, já que os dois concursos são voltados para a cidade”. 

Incentivar a prática da leitura, melhorar os conhecimentos literários e viabilizar ações culturais em Jacareí, são as principais finalidades da AJL. Sem fins lucrativos, sua manutenção é feita mediante a realização de eventos beneficentes. A entidade tem como objetivo principal fomentar o interesse e o conhecimento da arte literária na cidade com a realização de exposições, palestras e cursos, estando aberta a parcerias com o Poder Público e entidades privadas.

Entre as principais atividades da AJL destacam-se o Troféu Jacaré, Troféu Jacarezinho (concurso para crianças), Festival de Sonetos, Troféu Nogueira da Gama (em homenagem a personalidades que elevaram culturalmente o nome da cidade) e Saraus temáticos (sempre com o apoio da Prefeitura Municipal de Jacareí através da Fundação Cultural).

Como ocorre todos os anos, o evento recebeu a cobertura completa do jornal de maior circulação na cidade, o Diário de Jacareí.

Os estudantes de Nova Acrópole que participaram do Concurso Literário, foram contemplados em várias categorias. Em Poesias, 1º colocado com “Carta ao pai guerreiro”, de Gerson Rodrigues de Miranda; 3º colocado com “Poema dos Arrojados” da aluna Beatriz Meier de Almeida e Menção Honrosa para “Eterno Coração”, de Édila Maria V. de Oliveira. Em Contos, Menção Honrosa para “O compromisso”, de Édila Maria V. de Oliveira. Em Crônicas, Menção Honrosa para “Ganhar e perder”, de Beatriz Meier de Almeida e “O livro e o tempo”, de Édila Maria V. de Oliveira.

A Organização Nova Acrópole de Jacareí há muitos anos apoia a iniciativa cultural da Academia de Letras e reafirma sua colaboração para a divulgação deste importante evento literário, com seu compromisso de trabalhar pela arte, cultura e filosofia, apoiando e atuando em parceria com os órgãos educacionais e culturais da cidade.

academiadeletras052016 (4)

academia de letras 052016 (13)

 

 

Tags: Concurso Literário