Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês

Nova Acrópole / XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês
XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês

Jacareí

Categoria:

A Organização Nova Acrópole de Jacareí, este ano em sua 13a edição, programou uma semana inteira de atividades visando promover a Filosofia à Maneira Clássica como um modelo pedagógico para o desenvolvimento dos potenciais humanos, tendo como tema central, a vida e a obra de Confúcio, o Filósofo Chinês.

No domingo, dia 04, foi realizado um Varal Poético no Parque da Cidade, buscando contribuir para o desenvolvimento do gosto pela leitura e a apreciação de textos poéticos, assim como das reflexões e pensamentos do Filósofo Confúcio. As pessoas também puderam conversar com os voluntários da Nova Acrópole sobre o significado e a importância de conhecer e praticar a Filosofia como um meio para formar um ser humano mais consciente e mais solidário.

Na segunda, dia 05, ocorreu a palestra “Confúcio e o homem Ju, o Cavalheiro”, onde o prof. Gabriel Hector falou sobre a formação do ser humano que, segundo o filósofo Confúcio, está relacionada com o conhecimento e a vivência das virtudes que formam um cavalheiro, um governante, um príncipe. Para ele, o homem Ju é o ser humano educado segundo os valores tradicionais, e para construir algo novo no presente precisamos buscar os grandes ensinamentos do passado.

Na terça, dia 06, o prof. Vanderlan Rodrigues ministrou a palestra A Política segundo Confúciodemonstrando que o Mestre Confúcio afirma que o governante ou político necessita ser capaz de conduzir-se bem pela vida. “Sabendo governar a si mesmo, o homem saberá conduzir os demais ao bem comum”, diz Vanderlan. A política está fundamentada no princípio da ética, portanto, primeiro há que formar cada cidadão, conforme os valores e virtudes próprios do ser humano, e para Confúcio um bom político é como um bom pai de família.

Na quarta, dia 07, foi a vez da palestra Confúcio: Um Filósofo à Maneira Clássica. O prof. Gerson Miranda falou sobre o que caracteriza um filósofo à maneira clássica e os valores propostos por diversas escolas de filosofia, e a relacionou com a forma de vida de um filósofo, como sua forma de pensar, sentir e agir, conforme Confúcio. Por fim, mencionou porque ele é considerado um Mestre e o que ensinou através de sua Escola de Filosofia.

Na quinta, dia 08, a profa. Édila Maria falou sobre Os Ensinamentos do Mestre ConfúcioA Filosofia do Meio trata de ideias morais e sugerem o caminho do meio para resolver as contradições sociais, coordenar as relações humanas e elevar o protagonismo do ser humano visando salvaguardar a comunidade chinesa da época. O conteúdo envolve orientações universais válidas e muito necessárias aos dias de hoje.

Dia Mundial da Filosofia foi determinado pela UNESCO com intenção de destacar o valor da filosofia para a educação e a cultura.

Tags: Semana da Filosofia | Varal de poesias e frases