Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Filosofia como a Arte de Viver

Nova Acrópole / Filosofia como a Arte de Viver
Filosofia como a Arte de Viver

Joinville

Categoria:

A Nova Acrópole é uma instituição sem fins lucrativos que busca disseminar a Filosofia, a Cultura e o Voluntariado como bases de construção do Ser Humano e da Sociedade em seu redor, bem como o resgate do Amor à Sabedoria, essa que é o imenso legado de ideias e tradições ensinados e vividos em diversas épocas e civilizações durante nossa história. Por tal razão, desde sua fundação, completando em 2017, 60 anos, realiza em mais de 50 países o Curso de Filosofia à Maneira Clássica.

A Filosofia à Maneira Clássica tem esse nome para dizer que não é nada de novo o que Nova Acrópole ensina, pois se apóia nos ensinamentos desse legado deixado por grandes filósofos e filósofas, como por exemplo, os gregos Pitágoras, Sócrates e Platão; os romanos Sêneca e Epicteto; os chineses Lao-Tsé e Confúcio; os contemporâneos Immanuel Kant e Carl Jung; que, entre muitos outros, nos dizem que esse imenso palco onde todos somos atores, viver é a maior de todas as artes. E como artistas que somos, precisamos de uma ferramenta para melhor agirmos e nos harmonizarmos com a Vida. Essa ferramenta chama-se FILOSOFIA.

Nesse intuito, a sede da Nova Acrópole de Joinville protagonizou entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2017 um Minicurso de Verão. Na abertura do dia 13, uma aula introdutória com o tema geral Filosofia como a Arte de Viver foi ministrada pelos professores Fernando César e Ana Lúcia. “O interesse por aprender é natural dos seres humanos”, afirma Fernando. “O que fazemos através do Curso de Filosofia à Maneira Clássica é alimentar este interesse e ajudar as pessoas a aprender a aprender, inclusive nas pequenas atividades do cotidiano. Deste esforço surgem a sensatez, alegria, disposição para melhorar, paciência e outros valores fundamentais de serem cultivados no momento em que vivemos”, conclui.

No dia 14, o professor João Marcos levou o tema focado mais no indivíduo, com a aula A Filosofia como a Arte de Viver Consigo Mesmo. João Marcos explica que “se trata de buscarmos um referencial e a partir dele harmonizar nossos interesses e propósitos. Sem esse referencial nossos interesses muitas vezes são contraditórios, e ao invés da vida fluir em harmonia, torna-se um caos”.

Dando continuidade às atividades, no dia 15 a pauta foi A Filosofia como a Arte de Viver com os Demais, ministrada pelo professor Gustavo Erik, acerca da importância de princípios e da convivência para solução dos problemas do mundo atual.

A Filosofia como a Arte de Viver no Mundo Atual foi o tema que encerrou o Minicurso de Verão. “Buscar e investigar a nossa memória como Indivíduos é uma forma de investigar a memória da humanidade, disso se trata a filosofia da história, estudar a sabedoria através de nossa história”, afirmou Fernando César, palestrante da noite.

Os visitantes que vieram conhecer a Nova Acrópole não ficaram indiferentes à proposta filosófica. É o que demonstra uma das participantes, Mariana do Nascimento, que afirmou ter ficado com “sede” de buscar mais. Também foi o caso de Fernando Busku, para quem o minicurso trouxe assuntos bem profundos, que abrem a mente. “Você consegue se ver, enxergar e buscar melhorar a si mesmo”, afirma ele. Já para Jhonatan Maia, a oratória, o ritmo e coerência na fala chamaram-lhe a atenção. “O desenvolvimento do assunto é feito em alguma questão que mexe na nossa zona de conforto”, complementa ele.

É assim que, no mundo todo a Nova Acrópole leva àqueles seres humanos, cujo o idealismo por um mundo melhor bate forte em seu peito, um caminho para expressão mais natural de suas essências, no qual possam trilhar a resposta aos seus questionamentos e desta forma conhecerem-se a si mesmos. E aos poucos nos tornemos todos nós verdadeiros e preciosos artistas para que nossas pegadas no Palco da Vida sejam a de plenos e dignificantes Seres Humanos!

Filosofia como a Arte de Viver

Tags: Curso de filosofia