Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Sede Joinville da Nova Acrópole celebra 15 anos de trabalho filosófico

Sede Joinville da Nova Acrópole celebra 15 anos de trabalho filosófico

Joinville

Categoria:

Professores, alunos e voluntários comemoraram os 15 anos da sede Joinville/SC da Organização Internacional Nova Acrópole, no dia 12 de agosto.

Inaugurada em 03 de agosto de 2005, visa promover o resgate do valor prático da Filosofia e desenvolver conscientemente as melhores características do ser humano e assim melhorar o mundo a sua volta. Segundo o professor Fernando César Trindade Soares, “esses 15 anos trazem como legado a alegria de um trabalho realizado em prol de uma educação humanista, fomentando valores que possam inspirar uma visão de mundo mais saudável, inteligente e corajosa”.

Apesar da comemoração ser virtual, todos puderam compartilhar de singelos momentos de Arte e Beleza. A celebração contou também com a participação da Diretora da Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil – Região Sul, professora Luzia Helena de Oliveira Echenique.

Uma das principais características da Filosofia em Nova Acrópole é traduzir para a vida prática os ensinamentos dos grandes filósofos da história. Assim, alguns alunos e voluntários, apresentaram em vídeos depoimentos de exemplos em suas vidas em que puderam exercitar ou refletir sobre o que aprendem.

Sede Joinville da Nova Acrópole celebra 15 anos de trabalho filosóficoO estudante Tiago Silva comentou de seu nervosismo sobre a apresentação que faria em um seminário. “Um vídeo anterior às apresentações, em que mostrava uma criança tentando ajudar em meio à pandemia, muito pura e generosa, me fez lembrar da máxima templária: ‘Nada para nós, Senhor, nada para nós, mas para a glória de teu nome’. Essa ideia de menos egoísmo e mais altruísmo me tranquilizou, sem pensar no critério de julgamento. Não se tratava de mim, mas de canalizar uma ideia que pudesse vir a ajudar alguém.”

Sede Joinville da Nova Acrópole celebra 15 anos de trabalho filosófico

 

“Um dos momentos mais marcantes foi quando aprendi que a Filosofia à Maneira Clássica não era apenas um curso, mas uma trilha filosófica”, contou Gabriela Costa. “Isso fez total sentido. E fui para casa refletindo nisso, pensando nos demais voluntários, professores e alunos de Nova Acrópole. Percebi que não estava sozinha, que todos estamos juntos na mesma caminhada por esta trilha.”

Sede Joinville da Nova Acrópole celebra 15 anos de trabalho filosófico

 

“O sentido de que os problemas, os desafios e obstáculos que surgem em nossas vidas não passam de provas que devem ser enfrentadas, foi um grande ensinamento” que a também aluna e voluntária Denise Suzuki aprendeu.

 

“Daí a importância da Filosofia à Maneira Clássica no despertar de seres humanos para a construção de uma sociedade melhor, a partir de um encontro consigo mesmo e tendo como norte os ‘velhos’ valores”, comentou Fernando. E continua: “Velhos, porque existem há muito tempo na história, porém que permanecem atuais e podem nos levar à Estabilidade, à Fortaleza e à Esperança, pilares que tanto precisamos para atravessar este momento tão turbulento pelo qual passamos.”

Para finalizar, o professor Fernando celebrou o grande presente desses 15 anos de Nova Acrópole em Joinville: a Alegria das Amizades Verdadeiras. “Continuaremos trabalhando com o sonho de fazer crescer este círculo de amizades. Que chegue cada vez mais longe, com paciência e bastante trabalho generoso, que é nossa característica.”

Sede Joinville da Nova Acrópole celebra 15 anos de trabalho filosófico
Professores Fernando Cesar Trindade e Ana Lúcia da Rosa
Tags: Curso de filosofia