Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Semana do Meio Ambiente discute sobre a Ética, Política e os Valores Humanos

Nova Acrópole / Semana do Meio Ambiente discute sobre a Ética, Política e os Valores Humanos
Semana do Meio Ambiente discute sobre a Ética, Política e os Valores Humanos

Joinville

Categoria:

No dia 05 de junho se comemora anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente, data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, ocorrida em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Nesse intuito, a Organização Nova Acrópole de Joinville promoveu atividades entre os dias 1 e 3 de junho para homenagear esta data tão importante. O evento levou reflexões da Filosofia à Maneira Clássica sobre o Ser Humano e sua relação com a Natureza.

No dia 1º de junho, o professor Fernando Cesar Trindade Soares tratou do tema A Relação entre a Ética, a Política e a Natureza. Segundo o palestrante, “a ideia foi estabelecer uma relação entre a importância da Ética e o aperfeiçoamento de nós mesmos, bem como de nossa visão do mundo, para com isso poder viver melhor entre os demais. E aí, a relação com a política, a qual promove a convivência mais qualificada nos grupos humanos, a partir da convivência melhor consigo mesmo, mais inteligente e mais sensata”. O que nos falta, comenta Fernando, “é uma cultura que nos integre e nos permita aprender a conviver com a Natureza de forma mais próxima e ampla, rompendo os paradigmas atuais que separam o Ser Humano dela”.

A palestra do dia 02 complementou as ideias anteriores, trazendo reflexões sobre os Valores Humanos como Pilares para a Construção do Mundo. O professor João Marcos Mafra questionou porque vivemos de forma tão desarmônica com a Natureza e exemplificou que para cada cinco toneladas de peixe existe uma tonelada de plástico no mar, conforme dado levantado pelo instituto Lixo Zero. “Esse é um dos indicadores de como os nossos hábitos e a nossa cultura estão degradando o meio que nos circunda. E como mudar isso? A saída está nos valores humanos. Se priorizarmos esses valores viveremos em harmonia conosco, com os demais e com a Natureza”, afirma.

Por fim, no dia 03 de junho o evento da Semana do Meio Ambiente foi finalizado com uma Caminhada Ecológica, saindo da sede da Nova Acrópole até o conhecido ponto turístico de Joinville, o Parque Zoobotânico. O professor Daniel Saramento, responsável pela atividade, relata que a proposta foi de demonstrar que a filosofia não se reduz a estudos dentro de um prédio físico de uma instituição, mas principalmente na aplicação diária do que se aprende. E a prática é difícil, mas está a nosso alcance. “Há filosofia em tudo que nos rodeia, em todo o Meio Ambiente.  Ela nos permite a todo instante estudar e agir em nós mesmos”, relata. Daniel descreve que o evento ocorreu num clima bem propício e alegre durante todo o trajeto e no próprio Parque. “Não há como cuidar, preservar, mudar, sem uma verdadeira mudança no interior do Ser Humano. Esse interior que cada um tem revela a verdadeira essência e a melhor parte de cada ser. Quando isso acontece, tudo a sua volta se transforma”, conclui.

Como ensina o professor Fernando, “o papel da filosofia é o de despertar esse ser humano para a necessidade de aprender, crescer e desenvolver mais a Inteligência e a Sabedoria. Esse ser humano que desperta, aos poucos vai encontrando equilíbrio para estabelecer uma ponte entre o homem, o grupamento humano e a vida de forma ampla, a qual chamamos de Natureza”.

Assim, a Semana do Meio Ambiente levou aos participantes a experiência de parar a correria tão comum a todos e refletir se as respostas aos problemas ecológicos modernos não se encontram dentro de si mesmos. É o que a estudante do Curso de Filosofia à Maneira Clássica, Cléscia Araújo, que participou da Semana do Meio Ambiente, nos transmite com suas palavras: “Em meio a tantas informações, são poucas as oportunidades reais de se emocionar. Participar do evento reacendeu algo, uma palavra que por muitas vezes esqueço: esperança! Assim como ao chegar na escola senti que havia vida, senti também que todas aquelas palavras eram flechas, direcionadas a quem penso ser.”

 

Semana do Meio Ambiente discute sobre a Ética, Política e os Valores Humanos

Semana do Meio Ambiente discute sobre a Ética, Política e os Valores Humanos

Semana do Meio Ambiente discute sobre a Ética, Política e os Valores Humanos

Tags: Meio Ambiente | Palestra