Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Nova Acrópole realiza parceria com Museu Mariano Procópio

Nova Acrópole / Nova Acrópole realiza parceria com Museu Mariano Procópio
Nova Acrópole realiza parceria com Museu Mariano Procópio

Juiz de Fora

Categoria:

A abertura do Museu Mariano Procópio, fechado para visitas desde 2008, agora está mais perto de acontecer. A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, o Instituto Brasileiro de Museus e a Fundação do Museu em Juiz de Fora firmaram uma parceria. A ideia foi juntar esforços para acelerar as obras do local.

As peças presentes no Museu estão passando por um processo de higienização e restauro. Quase todas as peças são de influências do século XIX e princípio do século XX, seguindo o gosto de seu fundador/colecionador Alfredo Ferreira Lage. Trata-se de um dos principais acervos do período Imperial Brasileiro, em sua maior parte originário do Palácio São Cristóvão, antiga residência de D. Pedro II no Rio de Janeiro.

Já ocorreu a abertura parcial das dependências do Museu, com a exposição “Esplendor das Formas: Esculturas no Acervo do Museu Mariano Procópio”, com amostra de 200 peças.

Objetivando o estreitamento dos laços entre as duas intuições de cultura da cidade de Juiz de Fora e o propósito de propagar na cidade o Museu Mariano Procópio, houve o encontro, no dia 28 de setembro, nas instalações do Museu, entre os professores da Organização Nova Acrópole, Hinaldo Breguez e Victor de Lucena Garcia e o atual Curador do Museu Douglas Fazolato.

 

Tags: