Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

O xadrez e seu simbolismo

O xadrez e seu simbolismo

Juiz de Fora

Categoria:

No sábado, dia 21 de maio, ocorreu na Nova Acrópole Juiz de Fora, a palestra on-line “O simbolismo filosófico do xadrez”, ministrada pelo professor Elismar Alves da Nova Acrópole Divinópolis. A atividade foi promovida pela Escola do Esporte com o Coração como objetivo de despertar o interesse pelo xadrez.

O simbolismo do xadrez trata-se do próprio homem e sua luta interior para conquistar o centro de si mesmo. Pode ser visto como um jogo, dotado de normas, que se transforma como ferramenta hábil para o desenvolvimento de faculdades humanas, tais como: concentração, atenção, memória e intuição.

A palavra xadrez procede etimologicamente do sânscrito chaturanga, junção do termo chatur, que significa “quatro” e anga, que quer dizer “partes”. Porém, a tradução correta para este termo seria “exército composto por quatro membros”. Este termo faz referência ao nome dos quatro elementos que dividiam os exércitos indianos antigamente: elefantes, cavalaria, carruagens (ou navios) e infantaria.

Todos esses elementos estavam presentes inicialmente nos jogos de chaturanga, que mais tarde evoluiu para o xadrez contemporâneo, que também é caracterizado por apresentar uma formação de batalha. A princípio, a finalidade do xadrez seria simular um combate, com os movimentos e estratégias de guerra, com o objetivo final de derrubar o rei e conquistar o trono.

O xadrez e seu simbolismo

Com o passar do tempo, o termo sofreu alterações na sua grafia, passando pelo árabe (chatranj) e pelo persa (chatrang), até chegar a versão espanhola ajedrez. Para os orientais, a evolução etimológica do nome xadrez foi paraxiangqi, na China, e shogi, no Japão. No entanto, existem algumas teorias que sugerem que o jogo de xadrez surgiu a partir do xiangqi, e não do chaturanga indiano. Mas, para a maioria dos enxadristas, ou seja, os apreciadores do xadrez, a verdadeira origem do jogo está na Índia.

O xadrez e seu simbolismo

 

 

 

Tags: Esporte com Coração