Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Workshop: Concentração e Controle Emocional

Nova Acrópole / Workshop: Concentração e Controle Emocional
Workshop: Concentração e Controle Emocional

Juiz de Fora

Categoria:

No dia 19 de outubro de 2018, na sede da Organização Nova Acrópole de Juiz de Fora, aconteceu o Workshop Concentração e Controle Emocional, com o professor Hinaldo Breguez, que baseou os ensinamentos no livro de Fernando Schwarz, filósofo e professor de Nova Acrópole, além de mencionar outros cientistas, professores e estudiosos do assunto, no Brasil e no mundo.

O Whorkshop abordou a importância da concentração e do controle emocional para o ser humano, já que aporta na diminuição do nível de estresse do dia a dia, além de melhorar as capacidades mentais e, consequentemente, a produtividade no trabalho.

A concentração, hoje em dia, está em destaque através do conceito de Mindfulness, que é um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente. “Esta expressão se traduz em português como ‘Atenção Plena’ ou ‘Consciência Plena’”, aponta Hinaldo.

Para atingir este estado, utiliza-se principalmente de técnicas (meditação Mindfulness), onde o indivíduo deve se concentrar durante um período de tempo em determinada coisa, como um objeto ou nas próprias reações de seu corpo: a respiração ou os batimentos cardíacos, por exemplo.

Durante o Workshop foram ensinadas várias técnicas que desenvolvem nas pessoas a capacidade de atenção plena, e cada participante pôde registrar sua experiência nos exercícios de concentração indicado pelo professor.

Comentou-se ainda que a concentração deve ser feita de modo pleno, aberta e sem qualquer julgamento sobre o objeto ou sensação observada. A ideia é apenas “viver o momento presente” daquela situação ou coisa.

A proposta do Workshop foi estimular a prática dos exercícios diários de consciência plena para incentivar a melhoria na qualidade de vida daquele que pratica esta meditação, destacando-se o crescimento da criatividade, da memória e da rapidez em obter respostas, além de aumentar a capacidade de concentração e a diminuição do nível de estresse das pessoas. “Isso irá possibilitar que cada ser humano possa desenvolver suas potencialidades de forma mais eficaz e consciente”, afirma. Dessa forma, desenvolve-se o melhor de nós mesmos para crescermos​ interiormente e recuperarmos os laços profundos que nos unem com os demais e com a Natureza.

Workshop: Concentração e Controle Emocional

 

Tags: Curso Livre