Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

A cultura grega e a mitologia

A cultura grega e a mitologia

Lauro de Freitas

Categoria:

No dia 11 de setembro, foi realizada a palestra promovida pela Nova Acrópole Lauro de Freitas intitulada “A cultura grega e a mitologia”, ministrada pela professora Carolinne Baptista.

Foi nos apresentado que a Grécia deixou um legado filosófico extenso. O que hoje conhecemos por mitologia grega era a religião para os gregos. Carolinne comentou que os gregos entendiam a religião como uma via para religar o ser humano com a dimensão sagrada da vida. Essa era a proposta dos mitos, levar os seres humanos a entrarem em contato com a vida interior e com o aspecto sagrado da vida.

A mitologia era a representação de uma linguagem simbólica da vida, uma linguagem que dialoga com o coração humano. É uma linguagem mais intuitiva e auxilia a entender as coisas mais sutis da dimensão sagrada e metafísica.

Para esta civilização, assim como para tantas outras, os mitos traçavam o caminho que levava a libertação do ser. Contudo, como apontou a professora, a mitologia sofreu uma série de deturpações ao longo da história, mas antes eles eram vistos e entendidos como ensinamentos morais para o ser humano.

Através de sua mitologia, a cultura grega nos convida a cultivar a dimensão sagrada da vida. Na palestra, foi levantada uma questão que vale a reflexão: O que os mitos e seus símbolos trazem de mensagem para nós?

Tags: Palestra