Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

A filosofia hindu e a arte de fazer escolhas

A filosofia hindu e a arte de fazer escolhas

Lauro de Freitas

Categoria:

“A filosofia hindu e a arte de fazer escolhas” foi o tema da palestra on-line promovida pela sede Lauro de Freitas no dia 23 de janeiro. Ministrada pelo professor Erick Barcelos, foi inspirada no Bhagavad Gita (tratado ético milenar da cultura hindu) e trouxe diversos elementos para reflexão.

“Todos os dias a vida nos exige repostas, somos colocados diante de provas, dilemas interiores. Como escolhemos entre o que é certo e o que é errado em nossas decisões diárias?”, questionou Erick. Se nos falta clareza na hora de tomar decisões é, em parte, por não sabermos quem somos, pela falta de compreensão sobre nossa identidade. Então duvidamos, nos tornamos ansiosos diante das escolhas por ignorar o que está dentro de nós e a relação com as coisas ao nosso redor.

No Bhagavad Gita encontramos simbolicamente um conto sobre os dilemas interiores e a história de todos nós: indivíduos que estão travando suas lutas interiores, lidando com as provas da vida. Um dos personagens principais, o guerreiro Arjuna, representa esta luta do ser humano para alcançar a sabedoria e o estado de consciência necessário para saber discernir. Arjuna representa todo ser humano nos seus momentos de indecisão e, assim como este guerreiro mítico, devemos escolher SER por meio do desenvolvimento e fortalecimento de nossas virtudes e valores. Como trouxe o professor Erick, “devemos construir uma ponte com nossa Vontade e Inteligência para termos maior capacidade de discernir e escolher melhor, com mais consciência”. A arte de fazer escolhas anda de mãos dadas com a arte de descobrir quem somos e a filosofia é uma oportunidade, um caminho para reconhecermos nossa identidade e o que nos move.

 

 

Tags: Palestra