Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

A Sabedoria na Roma Antiga

A Sabedoria na Roma Antiga

Lauro de Freitas

Categoria:

No dia 15 de maio foi realizada a palestra on-line “A Sabedoria na Roma Antiga”, promovida pela sede Lauro de Freitas da Organização Internacional Nova Acrópole e ministrada pela professora Leonor Fernandes.

A palestrante enfatizou que Roma, para além de tudo, foi uma grande ideia, um grandioso império, que tornou-se um farol para o mundo, iluminando a história com sua fortaleza moral.

Civilização que nasceu da conquista de vários povos, dos quais preservaram-se características culturais que marcaram e fundamentaram esta civilização. “Vemos, por exemplo, a grande influência dos troianos no entendimento do espírito guerreiro deste império, a contribuição dos etruscos no aspecto transcendente da vida, da religião como forma de viver, e a influência muito forte dos gregos, principalmente nos conhecimentos filosóficos e no aspecto moral”.

Foi falado também do cidadão romano como um cidadão do mundo, que tinha o espírito integrador, de fraternidade. “Ser um cidadão romano era servir a um ideal nobre de vida, um ideal humano e civilizador. Esse foi um dos maiores legados que Roma nos deixou”, comenta.

A filosofia estoica foi referida como grande inspiradora desse povo. Filósofos como o Imperador Marco Aurélio, Sêneca e Epíteto foram citados, assim como as mulheres romanas que eram símbolos de força e dignidade.

 

Tags: Palestra