Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Encontrar a felicidade em tempos especiais

Encontrar a felicidade em tempos especiais

Lauro de Freitas

Categoria:

“Onde encontrar a felicidade em tempos especiais’’ foi o tema da palestra on-line promovida pela sede Lauro de Freitas, no dia 27 de fevereiro.

A professora Carolinne Vieira iniciou a palestra com a pergunta sobre o que seria a felicidade. E ao analisar as respostas comuns  nos dias de hoje, o “estar feliz” estaria associado a possuir coisas, ter prazer e conforto. “De maneira geral, direcionamos a compreensão da felicidade para elementos externos a nós”, diz. Porém, os grandes filósofos ensinaram que uma vida feliz é composta por uma conduta virtuosa e uma prática constante do que chamam de vida moral e que ao cultivar o melhor que há dentro de nós geramos uma aproximação com a verdadeira felicidade.

Carolinne falou também sobre Aristóteles, para quem a felicidade é o Bem Supremo, é a finalidade última da existência humana. “De acordo com este grande discípulo de Platão, para alcançá-la o ser humano deve agir moralmente, com excelência; trabalhar conscientemente para descobrir os seus potenciais, desenvolvê-los e colocá-los em prática”.

Comenta que para outro importante filósofo, Epicuro, a busca pela sabedoria representava a própria vivência da felicidade. A felicidade, portanto, surgiria pelo desenvolvimento dos melhores valores no interior do ser humano, e não pela conquista dos elementos externos e estaria atrelada às virtudes, a uma conduta ética. “Seria a partir da Filosofia que a conquista pela felicidade se tornaria uma forma de vida”.

Encontrar a felicidade em tempos especiais

Tags: Palestra