Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Homenagem ao filósofo Giordano Bruno

Homenagem ao filósofo Giordano Bruno

Lauro de Freitas

Categoria:

“A Filosofia Eterna de Giordano Bruno’’ foi o tema da palestra on-line promovida pela sede Lauro de Freitas, no dia 19 de fevereiro.

Ministrada pela professora Leonor Fernandes, tratou-se de uma singela homenagem a esse grande filósofo renascentista, morto pela fogueira da inquisição no dia 17 de fevereiro de 1600, no Campo de Fiori em Roma.

Giordano Bruno nasceu em 1548 em Nola, na Itália. Foi um buscador, um verdadeiro investigador da Sabedoria. Era renascentista por natureza e um amante da verdade, que com coragem, enfrentou os dogmas de sua época em um momento histórico marcado pela reação da Igreja ao Renascimento.

Leonor trouxe um pouco da história de vida e as ideias defendidas por este filósofo. Ele nos legou um conhecimento eterno, objetivando transmitir a infinitude e a universalidade de Deus e do mundo. Para ele, Deus se manifestava e tornava-se evidente a partir de sua obra: a natureza. Falava também da harmonia do universo e da presença do divino em todas as coisas. Suas investigações abarcaram diversas áreas, como a memória (desenvolveu notáveis técnicas mnemônicas) e o amor. Para este pensador, o amor busca dignificar o ser humano, e  aquele que trabalha por esse amor é o herói, que como um verdadeiro amante dos valores, busca viver o eterno. Homenagear Giordano Bruno é relembrar os filósofos de valor, que lutaram pelas ideias universais e atemporais. É buscar compreender, através do exemplo, que os grande Ideais não morrem, se eternizam!

 

Tags: Palestra