Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

IX Fórum de Saúde Integral

IX Fórum de Saúde Integral

Lauro de Freitas

Categoria:

No dia 26 de outubro de 2019 ocorreu mais uma edição do FÓRUM DE SAÚDE INTEGRAL. Em seu nono ano de realização, o Fórum contou com a participação da endocrinologista Leonor Teixeira, do odontólogo Otávio Ribeiro e da psicóloga Carolinne Vieira. Mais uma vez, abordou-se a saúde integral como uma compreensão mais profunda do Ser Humano, considerando os seus aspectos físico, energético, emocional, mental e espiritual.

IX Fórum de Saúde Integral

A Dra. Leonor Teixeira proferiu a palestra “A importância do colesterol e seu impacto na qualidade de vida” e mostrou aos presentes uma visão científica sobre o colesterol, que é uma substância primordial para a fisiologia do corpo humano. Dialogou com os presentes sobre os “modismos” e preconceitos difundidos atualmente, e ensinou que a manutenção do equilíbrio do colesterol passa por elementos físicos e psicológicos.

 

IX Fórum de Saúde Integral

Na sequência, Otávio Ribeiro proferiu o workshop “Preservação da saúde e controle do estresse”. Num primeiro momento, fez uma explanação sobre o sentido e importância da Preservação da Saúde, mostrando uma necessária mudança de visão sobre como devemos harmonizar os nossos elementos físicos, psicológicos e espirituais para uma manutenção adequada de um estado de Saúde.

Após, conduziu uma atividade prática com o público presente com base nos ensinamentos do Prof. Michel Echenique Isasa, fundador da Nova Acrópole no Brasil e da Arte Marcial Nei Kung (Arte Marcial Filosófica com objetivo de transmitir ao praticante os tradicionais ensinamentos filosóficos das artes marciais). Otávio, que é faixa preta no estilo, propôs alguns exercícios e demonstrou como eles podem atenuar os impactos geradores do estresse e servir como ferramentas de preservação da saúde.

IX Fórum de Saúde Integral

Encerrando o evento, Carolinne Vieira falou sobre “Quando o medo adoece e como enfrentá-lo”. O medo é um elemento importante para a nossa psique, e o seu desequilíbrio pode levar à doença. Abordando aspectos filosóficos que têm raízes em culturas muito antigas – como a espartana – a palestrante trouxe dicas importantes para um enfrentamento saudável do medo.

O leitor pode encontrar artigos de interesse sobre Saúde no site da Revista Esfinge: http://www.revistaesfinge.com.br, uma revista voltada para a promoção do desenvolvimento da cultura e da formação humana.

A Nova Acrópole de Lauro de Freitas conta com uma programação cultural gratuita mensal e abre regularmente turmas do Curso de Filosofia à Maneira Clássica. Para quem se interessou em saber mais sobre o Nei Kung, a atividade acontece todos os sábados. Agende uma aula experimental gratuita (inscreva-se aqui).

Tags: Nei Kung | Palestra | Saúde