Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Medo foi o tema da palestra on-line

Medo foi o tema da palestra on-line

Lauro de Freitas

Categoria:

No dia 27 de março, a sede Lauro de Freitas promoveu a palestra on-line “Como lidar com o medo”, ministrada pelo professor de Nova Acrópole Vitor Rogério, também faixa preta da arte marcial Nei Kung, praticante de capoeira e Jiu Jitsu.

Vitor iniciou a palestra comentando sobre o que poderíamos entender como o medo. Na sequência, nos trouxe uma definição do professor Michel Echenique – fundador do Instituto Bodhidarma de Artes Marciais Filosóficas -, que ensinava que o medo é uma paralisação súbita do processo de racionalização, onde a mente entra em pausa para que possamos compreender o que está acontecendo.

Acrescentou que o medo é um mecanismo de proteção e sobrevivência e que está presente em toda condição humana, e trouxe ainda um ponto bastante interessante: podemos crescer com o medo ou nos paralisar e estagnar frente à ele e isso depende de como lidamos e controlamos a situação. “Precisamos conhecer nossas debilidades e nossas potencialidades e aceitá-las para tomarmos a iniciativa para superá-las”, comenta. E continua: “compreender o mecanismo do medo é, então, o primeiro passo para lidar com ele. O segundo é enxergar o medo como uma oportunidade para colocar nossas forças à prova e desenvolver a coragem para superá-lo. E sempre ter em mente: o que o medo pode nos ensinar?”.

Tendo experiência nas artes marciais como professor e praticante, Vitor nos sugere alguns exercícios para lidar com situações de medo: trabalhar a respiração – sempre se manter respirando de forma ritmada, relaxar o corpo para evitar o tensionamento, manter a guarda alta (uma visão geral do ambiente, atenta), e manter uma visão interna, entender como você está, como estão suas emoções para não perder o ‘centro’.

Tags: Palestra