Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

O sentido heroico na juventude

O sentido heroico na juventude

Lauro de Freitas

Categoria:

“O sentido heroico na juventude” foi o tema da palestra on-line promovida pela sede Lauro de Freitas no dia 17 de abril, com o professor João Paulo Vieira.

O primeiro questionamento colocado foi sobre o que seria ser jovem. Muitos de nós associamos a juventude apenas à idade física, mas o palestrante nos lembrou que a verdadeira juventude está dentro de nós, está relacionada com a expressão do nosso Ser nas nossas ações.

Recordou o ensinamento do professor Jorge Angel Livraga – fundador da Nova Acrópole – que dizia: “Ser jovem é ser forte, valente e generoso” e relatou que a juventude é, em si, uma caminhada de protagonismo, daqueles que assumem a construção dos nobres ideais e a realização de transformações profundas dentro e fora de si mesmos.

O jovem que está buscando o seu lugar no mundo e não encontra, acaba por encontrar a infelicidade, pois não foi educado a descobrir o sentido mais amplo relacionado à vida. “Se não nos conectarmos com os aspectos mais internos de nós mesmos, construímos uma série de dúvidas, angústias e frustrações”, comenta.

Ser jovem é ser idealista, é buscar trilhar esta jornada interior conscientemente, procurando a felicidade e a realização ao percorrê-la. Assim fazem os heróis dos grandes mitos. A vivência deste sentido heroico da juventude é muito bem representada pela Jornada do Herói de Joseph Campbell, trazida pelo professor João Paulo.

O sentido heroico está em cada um de nós. Estamos vivendo provas impostas pela vida, e só as recebemos se temos capacidade de lidar com elas. Está em nossas mãos ter consciência disso e saber que podemos superá-las com nossas armas heroicas e mágicas, representadas pelas virtudes, pelas nossas potencialidades.

O sentido heroico na juventude

Tags: Palestra