Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Os valores humanos nos momentos de crise

Os valores humanos nos momentos de crise

Lauro de Freitas

Categoria:

“A importância dos valores humanos em tempos de crise’’ foi o tema promovido pela sede Lauro de Freitas no dia 20 de março. A palestra on-line foi ministrada pelo professor João Paulo Vieira, que iniciou convidando a todos os presentes a refletir sobre os momentos de crise como oportunidades para o desenvolvimento dos aspectos interiores e, portanto, de crescimento.

Foi mostrada a etimologia da palavra crise, que está ligada a mudanças súbitas e a decisões e julgamentos necessários nestes momentos. “Normalmente nos sentimos angustiados e receosos pelas incertezas que acompanham as crises. Mas, talvez por falta de um entendimento mais profundo e consciencial, não as aproveitamos para desenvolver os valores profícuos a estas oportunidades”, diz João Paulo. “Os valores humanos são essenciais para atravessar as crises e, durante estas, temos grandes oportunidades para desenvolvê-los”, continua.

Foi lembrado um ensinamento muito importante advindo dos ensinamentos de Sidarta Gautama, o Buda: a dor como veículo de consciência. “Quando os problemas e crises aparecem, podemos direcionar essa energia para termos consciência da nossa capacidade de lidar com as situações”. Mais uma vez, como disse João Paulo, verificamos a importância dos valores nestas situações.

Os momentos de crise – mudanças súbitas – são naturais e necessários, e deveriam ser encarados como provas que a vida nos impõe para buscarmos nos nossos potenciais, no nosso motor próprio, a força para superá-los. Viver a crise dessa forma é, de certa forma, assumir a postura dos grandes heróis dos mitos antigos: a finalidade é aprender e evoluir a partir das adversidades, tornando cada prova um momento de renascimento e fortalecimento. Este é um grande ensinamento da Filosofia à Maneira Clássica, a vivência da Filosofia como atitude de vida.

 

Tags: Palestra