Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

“Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia

Nova Acrópole / “Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia
“Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia

Niterói

Categoria:

A Organização Nova Acrópole de Niterói, este ano, organizou na semana de 13 a 17 de novembro, um conjunto de atividades no intuito de demonstrar a importância da Educação e Formação do Ser Humano através de bases filosóficas.

Na segunda, dia 13, ocorreu a palestra Conhecer a si mesmo: nosso primeiro aprendizado’, na qual o Prof. Michael Queiroz apresentou a importância da educação permanente como necessidade para uma evolução contínua, quando o aprender se incorpora ao dia a dia. Destacou a necessidade de vida interior, que leva a perceber que os problemas que estão fora são reflexos daqueles que estão dentro de cada um. Relatou sobre a República de Platão como um grande tratado de educação, e a necessidade de uma educação integral e aplicada, de forma a atender cada uma das etapas da vida, desde a infância até a educação e formação para os anciãos. Comentou sobre a educação como instrumento para a formação de cidadãos com nível de consciência mais elevado e fraterno.

Na terça, dia 14, a Profa. Emília Vargas ministrou a palestra Educação informativa X educação formativa, que enfatizou a importância de educar moralmente o ser humano para que seja capaz de estruturar seu caráter e enfrentar as situações adversas da vida. Somente a formação intelectual e a escolaridade não suprem essa carência humana. Essa é a grande diferença entre educação formativa e informativa.

Na quarta, dia 15, um Varal de Poesias foi realizado no Campo de São Bento, no qual as pessoas puderam declamar poesias e conversar com os voluntários da Nova Acrópole. O propósito do evento foi contribuir para o desenvolvimento do gosto pela leitura e a apreciação de textos poéticos. Na sequência, todos foram convidados a participar das diversas oficinas de poesia, dança e artes marciais que ocorreram na sede da Nova Acrópole de Niterói no mesmo dia.

Na quinta, dia 16, durante a palestra Paideia: modelo de educação na Grécia Clássica, a Profa. Sílvia Guasti relatou sobre a importância da educação no desenvolvimento de uma relação mais verdadeira com a vida. Foram citados pela palestrante, as diversas etapas e formas de educação. Destaca que todos os elementos, como ginástica, música, gramática, filosofia, entre outros, objetiva a formação do homem como um cidadão, por meio da educação do corpo, alma e espírito. Citou o ensino pelo diálogo, como defendia Sócrates, e também relatou sobre A República, de Platão. O modelo de Paideia designa a educação como um processo que se prolonga por toda vida.

Na sexta, dia 17, durante a palestra, o Prof. Michael Queiroz abordou o tema ‘Filosofia à maneira Clássica: uma proposta de educação’, enfatizando a importância do desenvolvimento dos valores e virtudes presentes no coração e na essência de todo ser humano.

Dia Mundial da Filosofia foi estabelecido pela UNESCO a fim de destacar o valor da filosofia para a educação e a cultura, e assim valorizar o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas. A prática cotidiana da filosofia pode transformar o ser humano e a sociedade.

 

Tags: Semana da Filosofia