Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Nova Acrópole comemora Semana do Meio Ambiente com palestras

Nova Acrópole / Nova Acrópole comemora Semana do Meio Ambiente com palestras
Nova Acrópole comemora Semana do Meio Ambiente com palestras

Niterói

Categoria:

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. Essa data foi recomendada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, na Conferência de Estocolmo sobre Meio Ambiente.

Em comemoração a esta data, as sedes da Nova Acrópole em todo o mundo promovem uma semana de atividades relacionadas à reflexão sobre questões ambientais, que incluem mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes diante desses fatores, a fim de contribuir com o desenvolvimento da consciência do ser humano e sua responsabilidade em encontrar iniciativas que valorizem a saudável convivência do Homem com o seu entorno.

Na Nova Acrópole de Niterói, a Semana do Meio Ambiente teve início na noite de segunda-feira, 05 de junho, com a palestra oferecida ao público sobre o tema Como Viver em Harmonia com a Natureza. O palestrante Michael Queiroz trouxe valiosos e práticos conhecimentos filosóficos acerca da relação humana com o meio ambiente. Apresentou como o Homem pode reencontrar o caminho de integração com a Natureza por meio de leis que regem o Ser Humano e que estão presentes também no Universo.

Na terça-feira, 06 de junho, ocorreu a palestra GAIA – O Simbolismo da Mãe Terra, apresentada pela professora Maria Salete Ferreira aos participantes do evento. A palestrante fez uma apresentação de acordo com a visão tradicional, de que a Terra era concebida como uma mãe criadora e mantenedora das diversas manifestações de vidas que habitam no planeta. Essa percepção da Terra, como uma Mãe amorosa, nutridora, e sustentadora de todos os seres, auxilia na expansão de nosso respeito ao meio ambiente.

Por fim, na quarta-feira, 07 de junho, a professora Roselee Pozzan, realizou uma exposição filosófica seguida de um debate sobre o vídeo A Origem das Coisas. Esse vídeo ressalta um dos temas mais importantes da atualidade: o desenvolvimento sustentável, e alerta sobre a necessidade refletir a respeito do que estamos fazendo com os recursos naturais finitos de nosso planeta e de que é preciso rever nossos padrões de consumo. A palestrante destacou como somos convencidos a acreditar que o consumo pode nos trazer felicidade, porém esquecemos de que são sentimentos efêmeros, e que posteriormente novos desejos são criados e precisam ser satisfeitos. Em seguida, apresentou a filosofia como um caminho que pode nos conduzir a felicidade, que não vem de um bem ou de acontecimentos exteriores, mas de um estado e escolhas interiores.

Nova Acrópole comemora Semana do Meio Ambiente com palestras

Nova Acrópole comemora Semana do Meio Ambiente com palestras

Tags: Meio Ambiente