Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês

Nova Acrópole / XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês
XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês

Niterói

Categoria:

Em comemoração à XIII Semana da Filosofia, que tem como tema central “Confúcio, o Filósofo Chinês”, a Organização Nova Acrópole de Niterói promoveu a palestra A Vida de Confúcio, ministrada pela professora Ângela Xavier no dia 05 de novembro.

Ângela abordou sobre a vida deste grande filósofo chinês, desde a sua infância pobre até a sua morte que ocorre com idade bem mais avançada que a média das pessoas da época. Desde cedo teve um grande interesse nos estudos e não gostava das brincadeiras próprias das crianças de sua idade. Em sua adolescência perde sua jovem mãe e, seguindo os ritos da época, sob muitos esforços, conseguiu enterrá-la ao lado de seu pai. Como era pobre, seu primeiro emprego foi num estábulo. Mas sempre esteve dedicado aos estudos e bibliotecas.

Fora abordado também o mítico encontro de Confúcio com Lao Tsé e os conselhos recebidos deste; ambos contribuíram para o melhoramento humano através da harmonia e, embora algumas pessoas possam pensar, eles não estavam em contradição, mas em aspectos diferentes da mesma missão.

“A harmonia no mundo depende da harmonia do homem que passa pela harmonização dos opostos ying e yang”. Essa conquista, explicou a palestrante, se dá dia a dia, nos pequenos atos.

Confúcio pregava uma filosofia prática de vida, não falando muito de Deus. Mas isso não significava que o negasse, mas que entendia que enquanto não tivéssemos domínio próprio não conseguiríamos compreender nada além.

Quando governante, cuidou para que as crianças e idosos nunca passassem fome, fazendo que o Estado garantisse isso e contrariando os costumes da época.

Hoje é tido como um dos maiores filósofos chineses, já tendo influenciado milhões de pessoas nestes mais de 2500 anos de sua passagem.

Tags: Semana da Filosofia