Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Seminário de Cultura Grega

Seminário de Cultura Grega

Rio de Janeiro - Região Oceânica

Categoria:

No último sábado, 28 de setembro, a Nova Acrópole Região Oceânica realizou um Seminário de Cultura Grega com duas palestras: “História e Filosofia na Grécia Antiga” e “A Mitologia Grega e Formação do Cosmos”.

Na primeira palestra, o professor Heleir Sanches fez um pequeno resumo dos principais fatos que marcaram a história da Grécia antiga, tais como: a união de vários povos para formar a civilização grega, a fraternidade e a paz nos jogos olímpicos da antiguidade, e a formação política na Grécia, onde foi destacado que o conceito grego de cidadão era relacionado apenas àquele que cuida e protege a cidade. Na parte de Filosofia, foram apresentados os principais filósofos gregos, dentre eles Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles. Também foi enfatizado o pensamento de que o verdadeiro político era aquele governado pelas Virtudes.

A professora Roselee Pozzan conduziu a segunda palestra expondo, segundo a Teogonia de Hesíodo, toda a genealogia dos Deuses na Mitologia Grega, desde as primeiras gerações dos Titãs até os Olimpianos: Zeus, Poseidon, Hera, Ares, etc. Explicou que muito mais do que histórias sem muito sentido, os mitos representam uma realidade psicológica e retratam as potências criadoras de uma expressão divina baseadas na antiga religião órfica, e que nos traz, até hoje, muitos ensinamentos.

Para finalizar, os estudantes da Nova Acrópole Região Oceânica representaram o “Mito de Perséfone e as Estações do Ano”. Perséfone, filha de Deméter (deusa relacionada à Natureza), é levada para o Hades fazendo com que sua mãe, Deméter, ficasse muito triste, levando a Natureza a “morrer” (Inverno). Quando sua filha regressa, renasce a Primavera. Mas todo ano Perséfone tem que voltar ao Hades… Assim, os gregos explicavam os Ciclos da Natureza.

Tags: Seminário