Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XVI Semana da Filosofia promove diálogos e reflexões

XVI Semana da Filosofia promove diálogos e reflexões

Ponta Grossa

Categoria:

A UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia em 2005 por acreditar no valor da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura e cada indivíduo, sustentando que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida e às ações realizadas no contexto internacional. Desde esta data, a Organização Internacional Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia nos mais de 50 países em que atua por meio da promoção de diálogos, palestras, exposições e eventos diversos. Neste ano de 2021, o tema central foi “O Valor da Unidade em Momentos de Crise”, que teve por objetivo fornecer um sentido mais humanista frente aos momentos de crise.

Na Nova Acrópole de Ponta Grossa, os alunos se reuniram para assistir a programação nacional que foi transmitida via canal da Nova Acrópole Brasil, no YouTube. Após cada palestra foram promovidos diálogos entre os participantes. As atividades aconteceram de 16 de novembro (terça-feira) até dia 20 (sábado).

Esse ano, os seguintes assuntos foram abordados nas palestras apresentadas on-line:

  • dia 16 – “Fraternidade: sobre como forjar laços e quebrar barreiras”;
  • dia 17 – “Empatia: desenvolvendo conexões mais humanas”;
  • dia 18 – “Gentileza como linguagem do coração”;
  • dia 19 – “O Valor do Exemplo”;
  • dia 20 – Entrevista sobre “O Valor da Unidade em Momentos de Crise”.

Juliana Mota, que participava das atividades, pontua os aprendizados que foram mais importantes para ela: “Levar a fraternidade para o nosso dia a dia honrando-o com a verdade é essencial para mantermos os laços; saber viver com gratidão, saber perdoar e enxergar qualidades; levar o amor para todos os lugares; todo ato é sagrado!”.

Todos os assuntos que foram abordados nas palestras são temas essenciais e trazem um valor prático aos tempos em que vivemos, principalmente quando precisamos encontrar a nossa individualidade e perceber que compomos uma harmonia global.

A gentileza como linguagem de todas as coisas é um dos caminhos, independente das circunstâncias e motivados pela luz e pela busca. A tolerância, aliada a tal gentileza, torna mais harmônica a convivência com os demais, o que possibilita, como resultado natural, vislumbrarmos a tão ansiada felicidade. Como citado nas palestras, o “dramatizar a crise nos faz perder oportunidades de crescer”.

 

Tags: Semana da Filosofia