Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Grupo de Filosofia para jovens participa de ação no Parque da Redenção

Nova Acrópole / Grupo de Filosofia para jovens participa de ação no Parque da Redenção
Grupo de Filosofia para jovens participa de ação no Parque da Redenção

Porto Alegre

Categoria:

Adolescentes, domingo de manhã no parque, conversando com as pessoas sobre filosofia? Sim, essa foi a proposta do projeto JANOS para o evento que ocorreu dia 20 de maio no Parque da Redenção.

O objetivo do projeto de filosofia para adolescentes é proporcionar um desenvolvimento humano integral. Portanto, além das atividades artísticas, físicas e treinos de arte marcial, os jovens foram convidados a oferecer algum alimento para um piquenique aberto ao público.

Para finalizar a atividade, foi realizada, à moda dos antigos filósofos que se reuniam nas praças para compartilhar suas ideias e experiências, uma aula aberta com o tema “A Filosofia em Senhor dos Anéis”. Durante cerca de 30 minutos os jovens falaram sobre o Condado como modelo de sociedade alegre e em harmonia com a natureza; sobre a raça dos hobbits de onde, surpreendentemente, surgiriam os maiores heróis da Terra Média; sobre como devemos ser Senhores do Anel e não escravo dele; sobre o personagem Aragorn, o rei do homens, que aguarda o chamado para a grande aventura para sair das sombras; enfim, sempre lembrando que no mito, todos os personagens estão dentro de nós mesmos.

No fim desta manhã fria de outono, os jovens saíram mais unidos e conscientes de que a Sociedade do Anel é feita por aqueles que estão dispostos e lutar – e vencer – as sombras que nascem da Montanha da Perdição.

Tags: Diálogos