Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Lúcio Yanel marca presença na Nova Acrópole com Apresentação Musical e Mesa Redonda sobre Cultura e Identidade

Lúcio Yanel marca presença na Nova Acrópole com Apresentação Musical e Mesa Redonda sobre Cultura e Identidade

Porto Alegre

Categoria:

A obra do argentino Lúcio Yanel evoca reflexões sobre a profunda relação entre a terra em que vivemos e nossa forma de expressão artística. O violonista, cantor, compositor, ator e folclorista argentino, radicado em Caxias do Sul, apresentou-se no último dia 6 de julho na Nova Acrópole de Porto Alegre.

Na ocasião, a Mesa Redonda “Cultura e Identidade do Rio Grande do Sul” precedeu a apresentação musical e contou com a presença dos estudantes e voluntários da Nova Acrópole Luiz Cachoeira (historiador) e Samuel Plentz (filósofo), além do próprio artista argentino. Em um diálogo enriquecedor, tratou-se da cultura do pampa, que abrange diversos países da América do Sul, como o norte da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, e, no Brasil, está presente no Rio Grande do Sul. Foi falado sobre como as representações culturais do pampa, e em especial a música, refletem a identidade e a alma dos povos, mesclando-se com as características da terra e por ela moldadas, de forma simples, porém profunda.

Após a Mesa Redonda, seguiu-se a apresentação solo de Lúcio Yanel. Portador de estilo violinístico único, o artista argentino emocionou a todos os presentes com a inspiração e vocação com que maneja seu instrumento, enriquecidos por sua agradável presença de espírito. Vale ressaltar que o artista expressou-se em diversos segmentos musicais pampeanos.

Após, foi servido um coquetel realizado pela Chef Sílvia Pires, com a típica comida pampeana, com caldo de feijão, caldinho de abóbora com charque, carreteiro de linguiça, entre outros pratos, constituindo-se em um momento de troca de experiências entre todos os presentes.

 

Tags: Concerto Musical