Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Nova Acrópole realiza festividade em comemoração aos seus 30 anos de atividades em Porto Alegre

Nova Acrópole / Nova Acrópole realiza festividade em comemoração aos seus 30 anos de atividades em Porto Alegre
Nova Acrópole realiza festividade em comemoração aos seus 30 anos de atividades em Porto Alegre

Porto Alegre

Categoria:

Em 2017, a Nova Acrópole, Organização Internacional de caráter filosófico, cultural e social, sem fins lucrativos, completou 60 anos de atuação no mundo e 30 anos em Porto Alegre, sede pioneira no Rio Grande do Sul. Como comemoração às três décadas de atuação, mantidas sob forma totalmente voluntária, a instituição realizou, no último dia 14 de novembro, um evento para marcar esta data. A Organização é estruturada sob a orientação de três pilares – Filosofia, Cultura e Voluntariado – e tem uma atuação pontuada pela independência de interesses políticos, religiosos ou financeiros.

A festividade teve seu 1° ato no Theatro São Pedro, com apresentações de membros voluntários de Nova Acrópole, ​intercaladas com vídeos que contaram a história da instituição nos últimos 30 anos. Jezer Silva, trompetista da Orquestra Sinfônica da UCS e estudante de Nova Acrópole, realizou um concerto para trompete. Além disso, o grupo musical Camerata Euterpe, composto por estudantes da Organização, apresentou a música ‘Filosofia’, de Sander Fróis, guitarrista da banda Chimarruts, buscando ilustrar a saudável interação da reflexão filosófica com a produção musical.

Como convidados, o espetáculo contou com o Coral Madrigal Presto, que emocionou a todos com diversas canções, entre elas ‘O sacrum convivium’, de Ludovico da Viadana e ‘Canta Mais’, de Tom Jobim. Além deles, Aretha Lima, cantora de MPB e ex-participante do The Voice Brasil, acompanhada do violonista Felipe Barreto, interpretou as músicas ‘Influência do Jazz’, de Carlos Lyra, e ‘O bêbado e o equilibrista’, de João Bosco e Aldair Blanc. Para finalizar, a Camerata Jovem de Porto Alegre, da Escola de Música Tio Zequinha, tocou clássicos da música, como ‘Cantata 147’, de J.S. Bach, ‘Trenzinho Caipira’, de H. Villa Lobos, e ‘Libertango’, de Astor Piazzolla.

No 2º ato do evento, o público foi direcionado ao Solar Palmeiro, sede da Organização, também localizado na Praça da Matriz, onde foi recebido pelos corais da Nova Acrópole e da Vida Urgente, que, juntos, os recebeu com belas músicas interpretadas na sacada do casarão histórico. Além disso, os convidados foram brindados com um coquetel totalmente preparado e servido pelos voluntários, bem como com uma exposição e diversas vivências artístico-filosóficas em Salas Temáticas. Foi inaugurada ainda, na companhia das autoridades presentes, uma placa comemorativa celebrando os 30 anos de atuação da instituição em Porto Alegre.

Nova Acrópole realiza festividade em comemoração aos seus 30 anos de atividades em Porto Alegre

Tags: Concerto Musical