Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Semana do Meio Ambiente promove atividades com Convidados e Instituições Parceiras

Semana do Meio Ambiente promove atividades com Convidados e Instituições Parceiras

Porto Alegre

Categoria:

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Nova Acrópole de Porto Alegre promoveu a a décima edição da Semana do Meio Ambiente,de 4 a 6 de junho, em Porto Alegre. Em tempos de necessidade de mudança de hábitos por parte de todos os agentes da sociedade, o evento, promovido anual e mundialmente pela Organização Internacional Nova Acrópole, ofereceu um espaço de diálogo e reflexão para os urgentes temas ambientais que enfrentamos na atualidade.

Com o intuito de promover conscientização e reflexão filosófica acerca de temas ecológicos e ambientais, o evento conferiu especial atenção à atuação e conduta humanas, procurando oferecer soluções e ideias práticas e rentáveis para uma vivência mais harmônica, saudável e consciente no meio urbano.

No dia 04, Elisa Guerra Ashton Eichenberg, professora da ESPM, ministrou a palestra Design e Sustentabilidade para a Transformação Social, focando na responsabilidade do design dos bens produzidos no sentido de minimizar impactos ambientais negativos, seja com o uso de materiais biodegradáveis, com projeto de estruturas mais duráveis e consumindo menos recursos nas fases de transformação e fabricação.

Logo em seguida, o dia inaugural do evento foi finalizado com show do Projeto Quintal, com Sander Fróis (Chimarruts), Federico Trindade, Raquel Leão e Pramit Almeida. O Quintal é um projeto que reúne quatro amigos artistas que decidiram unir suas influências para compor novas canções que tratam de temas essencialmente humanos e identitários.

No dia 5, a palestra Desintoxicar, Limpar, Embelezar: Por que isso Importa?, foi ministrada por Rodrigo Araújo, que abordou as implicações físicas, mentais e emocionais de um ambiente mais limpo, desintoxicado e belo.

A noite de atividades finalizou com duas Oficinas. A primeira, sobre produtos de limpeza ecológicos, ensinou o público a confeccionar produtos de limpeza ecológicos que, além de mais econômicos, não produzem impactos ao meio ambiente. A segunda, de confecção de brinquedos para pets, ensinou ao público presente a produzir brinquedos para seus animais utilizando apenas materiais recicláveis.

No dia 6, a palestra Do Berço ao Berço: O Ciclo de Vida Ideal das Coisas foi ministrada por Jocelise Jacques de Jacques, professora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, que trabalha com ênfase no desenvolvimento de produtos ambientalmente amigáveis. Foi abordado o conceito “do berço ao berço”, um novo paradigma para a indústria, o qual tem crescido nos últimos anos e que propõe a criação de um sistema produtivo circular, onde não existe o conceito de lixo: tudo passa a ser nutriente para um novo ciclo.

Logo em seguida, uma Mesa Redonda intitulada “Projetos de inovação social e ambiental” foi realizada para finalizar a Semana. Na ocasião, os Projetos Ladrilhar e Minhoca Urbana foram apresentados, respectivamente, por Cláudia Coelho e Bruno Steyer, seus idealizadores. Ambos relataram projetos socioambientais inovadores e que servem de incentivo para a mudança de mentalidade necessária por todos os cidadãos.

 

 

Tags: Meio Ambiente