Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Ciclo de Palestras para celebrar a entrada deste novo ano

Ciclo de Palestras para celebrar a entrada deste novo ano

Rio de Janeiro - Tijuca

Categoria:

A sede da Nova Acrópole Rio de Janeiro, localizada no bairro da Tijuca, iniciou 2021 com muita filosofia: entre os dias 11 e 16 de janeiro, foram ministradas de forma on-line, cinco palestras com temas inspiradores para celebrar a chegada do novo ano.

Ciclo de Palestras para celebrar a entrada deste novo anoAs palestras trouxeram temas diversificados, tais como: estabilidade em tempos de crise, conquistas e fracassos, gestão de tempo, aplicação de preceitos filosóficos para o dia a dia, entre outros.

Na segunda-feira, dia 11 de janeiro, o professor Felipe Naine abordou o tema “Estabilidade em tempos de crise. Uma virtude possível?”. Baseado nos ensinamentos dos filósofos estoicos, de Confúcio e de Platão, foi possível aprender sobre  a importância da estabilidade em tempos de crise e sobre quais virtudes podem nos ajudar a adquiri-la. Mostrou-se que as crises são momentos de decisão, que nos proporcionam a oportunidade de realizar transformações positivas dentro de nós e, consequentemente, no mundo.

Ciclo de Palestras para celebrar a entrada deste novo ano

 

Na terça-feira, dia 12 de janeiro, o professor Pedro Guimarães falou sobre o tema “Conquistas e fracassos: em 2021 o que posso mudar?”. O objetivo da palestra foi mostrar que as verdadeiras conquistas são as virtudes e as experiências que vamos adquirindo no caminhar da vida. A palestra também apontou que os fracassos, por sua vez, são os momentos em que nossa consciência não está atenta para perceber que podemos aprender com todos os acontecimentos da vida.

O tema “Bem-Estar ou Estar Bem: quais as minhas metas para o ano novo?” foi abordado pela professora Neli Adelaide, na quarta-feira, dia 13 de janeiro. A palestrante tratou sobre a relação que normalmente se faz entre o bem-estar e o conforto. Ela apontou que esta ideia nem sempre procede, já que estar bem, para a filosofia, tem mais a ver com aspectos internos do ser humano do que com externos.

Ciclo de Palestras para celebrar a entrada deste novo ano

 

Na quinta-feira, dia 14 de janeiro, a professora Noêmia André falou sobre o tema “As torres do tempo: aprendendo a planejar”, sobre como o planejamento é essencial para alcançar o que nos propusermos na vida e, a partir disso, mostrou-nos como é importante utilizarmos o nosso tempo de maneira sábia e adequada.

 

Ciclo de Palestras para celebrar a entrada deste novo ano

E, para encerrar o Ciclo de Palestras para o Ano Novo, sábado, dia 16 de janeiro, o professor Júlio Mesquita abordou o tema “Filosofia prática para os dias atuais”. O objetivo desta palestra foi resgatar a relação da filosofia com o cotidiano, mostrando que a filosofia tem muita utilidade quando os seus ensinamentos estão vinculados ao dia a dia das pessoas. A base filosófica utilizada foi o Estoicismo, que é um exemplo de filosofia prática. Para isso, foram destacados os ensinamentos  dos filósofos Sêneca, Marco Aurélio e Epicteto, exemplos de pensadores desta doutrina filosófica.

A Nova Acrópole do Rio de Janeiro realiza eventos gratuitos que promovem a cultura e a filosofia à maneira clássica para todos aqueles que se identificam com a proposta da busca pela sabedoria.

 

 

 

Tags: Palestra