Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Ciclo de Palestras sobre Planejamento, Felicidade, Saúde e Convivência

Ciclo de Palestras sobre Planejamento, Felicidade, Saúde e Convivência

Rio de Janeiro - Tijuca

Categoria:

O Ano Novo chegou e junto à ele, a renovação da esperança para que tenhamos novas e melhores experiências. A Filosofia à Maneira Clássica nos ensina que a qualidade de nossa ação no mundo se inicia internamente: aplicando ordem em nossos pensamentos, escolhendo nobres emoções e agindo com inteligência. Para propagar estas ideias, a sede Rio de Janeiro – Tijuca da Organização Internacional Nova Acrópole realizou um Ciclo de Palestras, cujos temas levaram o público a refletir sobre Planejamento, Felicidade, Saúde e Convivência.

Dando início às atividades, no dia 13 de janeiro, o professor Ricardo Vela realizou a palestra “Planejamento para 2020”. Na ocasião falou sobre a distinção entre tarefas importantes, urgentes e não importantes, e sobre organizar a vida de acordo ao estabelecimento de prioridades e hierarquias. No entanto, questionou sobre se sabemos quais são nossas prioridades, o que queremos da vida e quais são nossos objetivos. O professor explicou que para diferenciar importante, urgente e não importante, devemos ter clareza sobre nossas hierarquias de vida. Esclareceu também que se soubermos quem somos, de onde viemos e para onde vamos, saberemos planejar nossa vida de maneira adequada.

No dia 14 o tema foi “Qualidade de Vida”. Na palestra, o professor Daniel Ribeiro apontou que através das reflexões presentes em obras morais como Ética à Nicômaco, de Aristóteles, e a Fundamentação da Metafísica dos Costumes, de Kant, é possível vislumbrar como o caráter do ser humano, à medida que se desenvolve e se fortalece, pode servir de propulsão para uma melhor qualidade de vida. Concluiu a temática levantando a ideia de que qualidade de vida não é sinônimo de conforto, como muitas vezes acreditamos. Uma boa vida inclui também muitas aventuras, riscos e um espírito heróico que permeia as ações daquele que sabe viver.

Ciclo de Palestras sobre Planejamento, Felicidade, Saúde e Convivência

Na palestra “A Saúde nos aspectos Físico, Emocional e Mental” do dia 15, a professora Tatiana Jorgensen expôs o que todos sabemos, em alguma medida: que boa alimentação, exercícios físicos, boas relações familiares e sociais e uma vida profissional alinhada com nossa vocação representam uma vida saudável.

A Saúde é sinônimo de equilíbrio, harmonia; harmonia do homem com sua essência humana, do ser humano com os demais, harmonia entre seus pensamentos, emoções e ações. Uma das referências apontadas na palestra para a conquista desta harmonia foi a reflexão acerca das Leis Herméticas aplicadas ao processo de qualificação de comportamentos, emoções e pensamentos.

Apresentou elementos práticos do curso de Filosofia à Maneira Clássica para quem busca o autoconhecimento, o que nos aproxima deste estado de saúde e equilíbrio à medida que se aplica, no cotidiano, tais ferramentas.

Ciclo de Palestras sobre Planejamento, Felicidade, Saúde e Convivência

Finalizando o Ciclo de Palestras, no dia 16 de janeiro, a professora Noêmia André trouxe o tema “Como Administrar Conflitos“. Com base no livro Filosofia para Viver, da professora Delia Steinberg Guzmán, artigos do professor Jorge Angel Livraga – fundador da Organização Internacional Nova Acrópole -, e ensinamentos de grandes Mestres da Humanidade, tais como Sidarta Gautama – o Buda -, a palestrante trouxe a reflexão sobre a necessidade de entendermos os conflitos como uma falta de conhecimento de nossas próprias emoções, paixões, instintos e sentimentos.

Outro aspecto abordado foi sobre situações que a vida nos apresenta, de que não são para nos torturar ou punir, e sim, ensinar. E este posicionamento psicológico diante da vida é o que nos faz estar mais atentos, conscientes e em condições de resolver as situações de conflito de uma forma mais harmônica.

Ciclo de Palestras sobre Planejamento, Felicidade, Saúde e Convivência

 

 

 

 

Tags: Palestra