Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Filosofia na cozinha

Filosofia na cozinha

Rio de Janeiro - Tijuca

Categoria:

No dia 13 de março, a Nova Acrópole Rio de Janeiro realizou uma Oficina Culinária chamada “Filosochef: como expressar a filosofia na cozinha?”. Toda a atividade foi realizada dentro dos cuidados e protocolos para a prevenção do covid-19 e respeitando as normas municipais em vigência.

Nesta edição especial de Outono, o tema foi: “Fazer pão é um processo filosófico?”.

Filosofia na cozinha                       Filosofia na cozinha      Filosofia na cozinha

Na ocasião, Lenora Tourinho – aluna e voluntária em Nova Acrópole -, contou sobre a história do pão ao longo dos tempos, que se inicia com o cultivo do trigo até culminar no surgimento das primeiras cidades. Ela fez alusão ao simbolismo do trigo, principal ingrediente do pão, presente no mito grego-romano de Deméter (Ceres), que, de acordo com os ensinamentos, vela pela renovação dos ciclos naturais, simbolizado pelos trigos maduros.

Filosofia na cozinha

Em um segundo momento, os participantes da oficina colocaram, literalmente, a mão na massa! Cada um misturou, amassou e sovou com o objetivo de aprender a fazer um pão do início ao fim. Desta forma, além de prepararem deliciosas guloseimas, os participantes também tiveram a oportunidade de entrar em contato com as virtudes atreladas a este processo, tais como: paciência, perseverança, disciplina, generosidade, cortesia e discernimento, explicadas no primeiro momento do encontro.

Ao final da atividade, todos os deliciosos quitutes foram embalados para viagem e presenteados entre os participantes.

A oficina proporcionou uma oportunidade para troca de experiências sobre a importância de perceber valores e colocá-los em prática nas atividades mais corriqueiras de nossa vida, como assar um pão!

Tags: Oficina