Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Homenagem à Semana do Meio Ambiente: Mesa Redonda e Cartas à Mãe Terra

Homenagem à Semana do Meio Ambiente: Mesa Redonda e Cartas à Mãe Terra

Rio de Janeiro - Tijuca

Categoria:

Na noite da última segunda-feira, 7 de junho, a Organização Internacional Nova Acrópole – sede Rio de Janeiro, situada no bairro da Tijuca – promoveu duas atividades para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Os eventos ocorreram de forma híbrida (on-line e presencial) e atenderam aos cuidados e aos protocolos para a prevenção do covid-19, respeitando as normas municipais em vigência.

A primeira atividade da noite foi uma Mesa Redonda com o tema foi “Conhecendo a constituição da nossa casa, a Terra”. A atividade foi realizada pelos professores Camila Lima, Noêmia André e Pedro Guimarães e contou com o apoio da aluna voluntária Renata Fonseca.

Na ocasião, os professores conversaram sobre os quatro elementos constituintes do nosso planeta – fogo, água, ar e terra – , bem como sobre seus moradores: os reinos mineral, vegetal, animal, os seres humanos e os deuses, tudo sob a perspectiva das leis da natureza.

A segunda atividade foi o Ateliê “Cartas à Mãe Terra”, realizado pela professora Márcia Evangelista e pelas alunas voluntárias Annie Pedersen, Patrícia Manhães e Rosanira Freitas. A atividade teve como objetivo promover uma reflexão acerca do nosso planeta por meio da escrita, construindo, desta forma, um laço mais intimista entre os participantes e este ser vivo que nos abriga. As cartas confeccionadas na ocasião farão parte de uma exposição itinerante pelas sedes da Nova Acrópole no Rio de Janeiro.

Dia Internacional da Mãe Terra: como viver de maneira integrada? 

O Dia da Mãe Terra existe desde 1970, mas foi em 2009 que a Organização das Nações Unidas (ONU) o elegeu como uma data internacional. A ONU lança anualmente desafios para o Dia Internacional da Mãe Terra e que, em 2021, o desafio foi a restauração de ecossistemas.

A Nova Acrópole é uma escola de filosofia à maneira clássica, que estimula a prática dos ensinamentos para além da teoria. Assim, a Nova Acrópole no Brasil – região Sul -, lançou um desafio chamado carinhosamente de #desafiomãeterra.

Esta ação cumpre com o objetivo #15 do ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) de Vida terrestre da ONU, que visa proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres; gerir de forma sustentável as florestas; combater a desertificação; deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade. É também uma via de expressão dos alunos filósofos e voluntários, que sabem que qualquer pequeno gesto de boa vontade pode tornar o mundo um lugar melhor e beneficiar, inclusive, a si mesmo, já que somos parte dele.

Tags: Meio Ambiente | Oficina