Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Qualidade de Vida foi a proposta do ciclo de palestras em Nova Acrópole

Nova Acrópole / Qualidade de Vida foi a proposta do ciclo de palestras em Nova Acrópole
Qualidade de Vida foi a proposta do ciclo de palestras em Nova Acrópole

Rio de Janeiro (Tijuca)

Categoria:

No período de 24 a 28 de Julho ocorreu a Semana da Qualidade de Vida na sede da Organização Nova Acrópole Tijuca.

O  ciclo de palestras foi ministrado pelos professores do curso de filosofia à maneira clássica, que buscaram direcionar alguns aprendizados que compõem as cátedras de ética, sociopolítica e filosofia da história, destacando como a filosofia pode apoiar e ser uma ferramenta para que as pessoas possam viver melhor. As palestras tiveram como tema a saúde, seja nos aspectos físico, vital, emocional e mental, quanto na sociedade e como redução do estresse.

Inspirado pela visão oriental do ser humano, o professor Daniel Batoulli abriu no dia 24 o ciclo de palestras falando sobre a qualidade de vida no aspecto físico e vital, e ressaltou o necessário cuidado do corpo, como realização de exames médicos periódicos, a boa alimentação, a observação, o reconhecimento e adequação do ritmo de vida, e ressaltou a importância de também se buscar ter contato e desenvolver valores atemporais e alimentar-se de boas ideias, explicando como isso impacta nossa vitalidade e saúde.

Já o professor Ricardo Vela, no dia 25, abordou o aspecto emocional e sua influência para o bem viver, ressaltando a busca pela harmonia e como se pode chegar a alcançá-la. Saber reconhecer, dominar, transformar e harmonizar o que sentimos foi a ideia central desenvolvida pelo palestrante.

A qualidade de vida no aspecto mental foi abordada pela professora Tarcila Peruzzo no dia 26, que trouxe o aporte da filosofia indiana e budista sobre o tema. A vivência prática dos ensinamentos esteve presente nesta noite como proposta para se pensar e viver de maneira mais equânime.

Na noite de quinta-feira, dia 27 de julho, a professora Noêmia André abordou a importância do desenvolvimento de valores como a cortesia, a concórdia e a boa convivência, e de como esses fatores interferem na qualidade de vida no aspecto grupal.

O encerramento deste ciclo de palestras ocorrido no dia 28 foi realizado com uma abordagem sintética dos aspectos abordados anteriormente, onde a professora Silvana Muniz trouxe para os assistentes propostas e ferramentas para a diminuição do estresse, inspirada na filosofia da Escola Estoica, ressaltando ainda a validez da filosofia à maneira clássica para o bem viver e a importância do desenvolvimento desses fatores para que o filósofo possa realmente atingir seu objetivo: conhecer-se, conhecer o mundo que o cerca e compreender como os acontecimentos históricos impactam em sua existência e evolução.

 

 

 

 

 

 

Tags: Palestra