Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Semana do Meio Ambiente acontece com Palestras, Oficinas, Contato com a Natureza e Diálogos

Semana do Meio Ambiente acontece com Palestras, Oficinas, Contato com a Natureza e Diálogos

Rio de Janeiro (Tijuca)

Categoria:

Entre os dias 03 e 09 de junho, a Nova Acrópole Rio de Janeiro, localizada no Bairro da Tijuca – Zona Norte carioca -, realizou as atividades da X Semana do Meio Ambiente.

Em 2019, com o tema Desintoxicar, Limpar, Embelezar, foi apresentado palestras e atividades extras, propiciando ao público presente não só a reflexão sobre o temas, mas também um contato prático e experimental acerca da proposta.

No dia 03, a palestra “Por um Mundo Menos Descartável”, ministrada pelo professor Felipe Naine, trouxe elementos para a conscientização da utilização de materiais que sejam degradáveis no ambiente após a sua utilização. Após a exposição foi realizada uma oficina sobre reutilização e reciclagem de materiais.

No dia 04, o tema abordado foi “A Natureza e suas Leis”, com a professora Silvana Muniz, onde a mesma abordou as Sete Leis da Natureza de acordo ao Hermetismo e a Filosofia Oriental. Na sequência, aconteceu a oficina de arranjos florais.

No dia 05, o assunto foi “A Geografia Sagrada e os Desastres Naturais e Humanos”, com a professora Márcia Evangelista, que trouxe exemplos de civilizações que desenvolveram suas cidades baseadas nas Leis da Natureza, e como os desastres naturais interferiram ou dizimaram estas culturas. Após a apresentação, todos foram convidados a participar de um diálogo sobre o curta-metragem O Homem que Plantava Árvores.

No dia 06, a palestrante Noêmia André falou sobre “A Natureza e a Sabedoria Indígena”, trazendo elementos da cultura indígena brasileira. Após o tema, aconteceu uma oficina e degustação de Suco Vivo ou Suco Verde.

E para encerrar as atividades da Semana do Meio ambiente, no dia 09 aconteceu o mutirão de limpeza, plantio e remoção de mudas no Lago das Fadas, Floresta da Tijuca, neste mesmo bairro. Na oportunidade, os participantes puderam ter contato mais direto com a natureza, acompanhados de um diálogo sobre “amor à natureza” e um delicioso piquenique.

O evento como um todo propôs a reflexão sobre o papel do ser humano no Universo através de uma compreensão unificadora, não fragmentada, da Natureza. Propôs também a superação da dicotomia Homem x Natureza, para uma compreensão ampliada da mesma, entendida como a expressão viva de uma inteligência superior e nosso planeta como um grande ser vivo, o qual deveríamos manter desintoxicado, limpo e belo.

Tags: Meio Ambiente