Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Ciclo de Aulas Abertas acontece na Nova Acrópole

Nova Acrópole / Ciclo de Aulas Abertas acontece na Nova Acrópole
Ciclo de Aulas Abertas acontece na Nova Acrópole

Salvador

Categoria:

Aconteceu, nos últimos dias 14, 15 e 16 de março, na sede da Organização Nova Acrópole de Salvador, mais uma edição do Ciclo de Aulas Abertas, levando ao público os mais diversos temas do Curso de Filosofia à Maneira Clássica.

No primeiro dia, terça-feira, foi apresentada a aula “Um Ensaio sobre a Moderna Idade Média”, que foi ministrada pela professora Hermínia Trindade, e trouxe reflexões importantes sobre a estruturação da sociedade moderna. Na oportunidade, foram ressaltadas algumas das características da Idade Média, como a falta de incentivo ao pensamento, a disseminação do medo e a separatividade, fazendo um paralelo da realidade das sociedades modernas. A professora Hermínia demonstrou, de acordo com a sabedoria tradicional, como seria a construção de uma civilização, que exige a formação de cidadãos, ou seja, indivíduos que estejam dispostos a cuidar e dirigir, de maneira ética, a coletividade. Dessa forma, seria necessário, para o desenvolvimento de uma civilização, um “eixo moral”, responsável por guiar o desenvolvimento do ser humano e proporcionar um embasamento que lhe permita lidar consigo mesmo e com seu entorno.

Já na quarta-feira, a aula ficou a cargo do professor Emerson Queiroz, trazendo o tema “Política no antigo Egito: a Moral que se expressa nas Leis”. O professor trouxe a Justiça como pilar fundamental para a expressão da Política nas civilizações. Neste sentido, o Egito recebeu um destaque especial, principalmente por conta da relação que seu povo estabelecia com os ciclos da natureza, em seu período de apogeu civilizatório. A Natureza e o Cosmos, em sua estrutura, e Leis, expressam Justiça. O movimento solar, as estações do ano, os ciclos da vida e morte são demonstrações desta expressão. A inspiração da sociedade em tais movimentos da Natureza, através de uma vivência moral dos seus costumes, consistiu na chave que contribuiu para o fortalecimento da grande civilização egípcia.

No último dia do evento, o público assistiu à Aula de Apresentação do Curso de Filosofia à Maneira Clássica, ministrada pela professora Gicélia Guimarães. Apresentando a proposta da Nova Acrópole em suas três esferas de ação – Filosofia, Cultura e Voluntariado – além do curso de filosofia e suas três cátedras: Ética, Sociopolítica e Filosofia da História.

 

Tags: Palestra