Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Dia da Arte acontece na Nova Acrópole

Nova Acrópole / Dia da Arte acontece na Nova Acrópole

Salvador

Categoria:

No último dia 13 de maio, aconteceu na Organização Nova Acrópole de Salvador o Dia da Arte. Repleto de oficinas, aulas, palestras e exposições artísticas, o evento ofereceu uma homenagem à Arte, que, como nos ensina Aristóteles, “dá corpo à essência secreta das coisas”. Para a Filosofia, o estar rodeado de elementos artísticos facilita a conexão com os aspectos mais essenciais da natureza, nos conectando com a beleza das coisas e consequentemente de nós mesmos.

O evento teve uma programação recheada de atividades e apresentações artísticas. A primeira aula, apresentada pela Profª Catharina Gonzaga, teve como tema  “Por que a Beleza Importa”. Também foram trabalhados temas que refletem sobre o atual processo dos “movimentos artísticos”, à exemplo da aula “O que está acontecendo com a Música?”, que foi ministrada pela instrutora Carla Castro. Com o intuito de resgatar valores clássicos da Beleza, a aula aberta ministrada pelo professor Emerson Queiroz teve como tema “A Arte no Renascimento: beleza que encanta até hoje”.

O Teatro também marcou presença neste dia, através da palestra apresentada pela Profª Hermínia Trindade, denominada “Os Ideais do Teatro Clássico”, além de uma Oficina de Teatro ministrada pelo instrutor convidado Fausto Soares.

Como não poderiam faltar, a Música e a Dança também foram contempladas, sendo proferidas. Os maestros convidados Cícero Alves e Bira Marques ministraram as palestras sobre a “Interpretação Musical para Leigos e Profissionais” e “Música de Pitágoras”, respectivamente. Além disso, aconteceu também a intensa Oficina de Dança de Expressão Negra, apresentada pela instrutora convidada Edileusa Santos.

As crianças tiveram também o seu espaço, numa programação voltada exclusivamente para elas. Pela manhã, o grupo de Contação de Histórias para Crianças da Nova Acrópole de Salvador contou a história “A Mora Torta”. Já pela tarde, o grupo Sambalelê Musicalização foi convidado para realizar exercícios de musicalização infantil.

A Arte surge com a função de expressar o Ideal da Beleza. Ou seja, a Arte não se define a partir da técnica, da subjetividade pessoal ou da expressão sensorial, mas sim como ferramenta de expressão dos aspectos mais elevados do ser humano, que acontece através das representações simbólicas da Beleza. Por isso, Arte e Filosofia se entrelaçam para que cada ser humano possa se elevar ao melhor de si mesmo, aos seus valores mais nobres e eternos, e aprenda a expressá-los através de uma vivência Ética e Estética. Como diria o Prof. Jorge Angel Livraga, fundador da Organização Internacional Nova Acrópole: “que a Estética do teu corpo reflita a Ética da tua Alma”.

Para saber mais, assista a entrevista no gshow:
http://gshow.globo.com/Rede-Bahia/Aprovado/videos/t/edicoes/v/nova-acropole-uma-filosofia-artistica-que-ajuda-no-desenvolvimento-humano/5897012/

 

Tags: Concerto Musical | Diálogos | Entrevista | Exposição | Oficina | Palestra | Recital | Sarau