Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Edição de maio do Ciclo de Aulas Abertas traz o tema das Virtudes e a obra de Epícteto

Nova Acrópole / Edição de maio do Ciclo de Aulas Abertas traz o tema das Virtudes e a obra de Epícteto

Salvador

Categoria:

Nos últimos dias 9, 10 e 11 de maio ocorreu, na Nova Acrópole de Salvador, mais uma edição do Ciclo de Aulas Abertas. Na ocasião, foram ministradas duas aulas abertas ao público: “Pequeno ensaio sobre as grandes virtudes” e “Epícteto: conselhos práticos para a vida”.

Na terça-feira, dia 9, a professora Hermínia Trindade proporcionou reflexões sobre a conquista das virtudes como ferramentas importantes para o desenvolvimento do ser humano. Foram desenvolvidos os conceitos de humildade, temperança, cortesia, coragem, sabedoria, entre outras virtudes, como forma de aproximá-las da realidade do público, fazendo um paralelo com a atual falta de identificação com estes valores na atualidade. Segundo a professora, esses valores são atemporais e fazem parte da essência de todo ser humano, que precisa reencontrá-los para chegar à sua verdadeira Identidade.

Já na quarta-feira, dia 10, o professor Emerson Queiroz expôs a concepção de Epícteto sobre a importância da Filosofia. De acordo com o filósofo, grande expoente da escola estoica, a Filosofia tem uma função muito prática, de proporcionar ao ser humano os ensinamentos para lidar com a vida cotidiana, a partir da observação e compreensão da Natureza.

No último dia do evento, a professora Gicélia Guimarães conduziu a Aula de Apresentação do Curso de Filosofia à Maneira Clássica, esclarecendo a abordagem das disciplinas de Ética, Sociopolítica e Filosofia da História e a proposta geral do Curso, de fazer com que cada novo filósofo tenha contato com seus valores mais nobres e profundos e possa trazer esses valores para a sua vivência diária e para a convivência com os demais.

Tags: Curso de filosofia | Palestra