Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Gandhi e a Liberdade

Gandhi e a Liberdade

Salvador

Categoria:

No dia 13 de julho de 2019, foi realizada, na sede Salvador da Organização Internacional Nova Acrópole, a palestra “Gandhi e a Liberdade”, com o professor Rafael Viana.

Nesta oportunidade, utilizando-se como ponto de partida a biografia deste que foi uma notória figura histórica do Século XX, e a aplicação por ele defendida do princípio da ‘SATYAGRAHA’, foi desenvolvida a concepção do que verdadeiramente representa a ideia de Liberdade.

 

‘SATYAGRAHA’, União dos Termos

Do termo Hindu ‘SATYA’ (Verdade) e ‘AGRAHA’ (Firmeza, Constância) – ou seja, a firme capacidade de manutenção daquilo que é verdadeiro – é o princípio filosófico por detrás da ideia de “não-cooperação, não-agressiva”, defendida por Gandhi, como forma de combate às injustiças cometidas no seu entorno. Vivenciar a ‘satyagraha’ requer a conquista de um grau de Liberdade visto em pouquíssimas pessoas em nosso contexto histórico, e uma delas foi Gandhi. Essa liberdade provém do domínio sobre si mesmo, a impedir que interesses pessoais se tornem amarras que tolham ou prejudiquem a capacidade de ação contra a injustiça. 

A partir deste belo exemplo, a palestra avança para a apresentação da Liberdade enquanto virtude, através das vivências compartilhadas por diversos filósofos ao longo da história, tais como Sêneca e Kant.

Repetindo Gandhi, “a prisão não são as grades, e a Liberdade não é a rua, tanto existem homens presos nas ruas, quanto homens livres na prisão; é uma questão de consciência”.

 

Tags: Palestra