Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Palestra “O Simbolismo dos Contos de Fada” acontece em Salvador

Nova Acrópole / Palestra “O Simbolismo dos Contos de Fada” acontece em Salvador
Palestra “O Simbolismo dos Contos de Fada” acontece em Salvador

Salvador

Categoria:
No último dia 27 de agosto, aconteceu, na sede da Nova Acrópole de Salvador, a palestra “O Simbolismo dos Contos de Fadas”, que foi ministrada pela Profª Hermínia Trindade. Antes da apresentação, o público foi recebido com a Roda das Virtudes, tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os valores que moram dentro de cada ser humano, como o respeito, a bondade, a generosidade, a humildade e muitos outros.
A atividade proporcionou aos espectadores reflexões importantes acerca da origem e finalidade dos contos de fada. Estas histórias, de linguagem aparentemente infantil, na verdade consistem em verdadeiros manuais de Ética para a Alma. Assim, visam, através da linguagem simbólica, trabalhar diferentes problemáticas da personalidade humana, além de servir como um parâmetro elevado de comportamento, inicialmente para as crianças e, consequentemente, para os adultos.
Na oportunidade, a professora resgatou a origem dos contos de fadas: os Mitos. Estes se referem a narrativas simbólicas, que requerem do leitor uma compreensão mais profunda de seus elementos. A função da linguagem mitológica é, justamente, comunicar, a partir de “imagens”, as verdades da Alma.
Os contos de fada consistem em fragmentos de narrativas mitológicas que, com uma linguagem mais acessível e esteticamente agradável, visam transmitir a Sabedoria. Assim, a presença dos contos de fada na formação infantil é fundamental, já que possibilita um contato transcendental próprio para nortear a conduta e o comportamento das crianças de acordo com suas virtudes e valores morais e humanos.
Tags: Palestra