Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Semana da Filosofia homenageia os Heróis

Nova Acrópole / Semana da Filosofia homenageia os Heróis

Salvador

Categoria:

Todos os anos, a Organização Internacional Nova Acrópole promove, em todos os países onde atua, a Semana da Filosofia. O evento homenageia o Dia Mundial da Filosofia, instituído pela UNESCO e comemorado na terceira quinta-feira do mês de novembro. Este ano, o tema que inspirou o evento foi “O Caminho do Herói e suas escolhas”, através do qual foram trabalhadas as verdadeiras características do Herói, que é uma ponte entre a humanidade e o sagrado.

Em Salvador, a Semana da Filosofia, que está na sua 11ª edição, ocorreu entre os dias 18 e 20 de novembro na sede da Nova Acrópole, na Pituba, e contou com uma recheada programação cultural e artística. Palestras, esquetes teatrais, canto coral, salas temáticas que resgataram diferentes características heroicas e até um labirinto, inspirado no mito de Teseu e do Minotauro, foram algumas das atividades que o público que compareceu ao evento pode conferir.

No dia 18, após a abertura do evento, houve a esquete teatral “O Mito da Caverna nos dias atuais”, que relacionou a célebre alegoria do filósofo Platão com os nossos tempos, demonstrando o valor heroico daquele que se atreve a sair da caverna e ver um pouco além do que se costuma. Já no sábado, dia 19, o público assistiu à palestra “Por que o Herói é feliz?”, ministrada pela Profª Hermínia Trindade, que abordou a verdadeira felicidade humana como o exercício das virtudes. Além da palestra, aconteceu também a esquete “O Herói Arjuna e o Bhagavad Gita”, resgatando a saga heroica de Arjuna na conquista da cidade de Hastinapura, contada por este clássico da cultura oriental. No último dia, domingo, 20, foi apresentada a esquete “Esparta: exemplo de Heróis e Heroínas”, ressaltando as características heroicas da cidade-estado grega.

Em todos os dias do evento, o público também pôde visitar as salas temáticas, que abordaram diversos aspectos do tema central da Semana da Filosofia. Em uma das salas, foram trabalhados os Símbolos relacionados ao Herói, que estão presentes nas diferentes sagas heroicas; em outra, foram ressaltadas as virtudes das Heroínas de diversas culturas e mitologias; todas elas explorando de forma artística e lúdica as características do Herói.

O ponto alto do evento foi o labirinto montado no pátio, no qual o público entrou em contato com diversos elementos do mito de Teseu, inclusive chegando ao centro do labirinto, enfrentando o Minotauro (que representa a nossa parte animal e instintiva) e vencendo-o, fazendo triunfar a nossa parte humana e virtuosa.

Para a Profª Hermínia, “Não são os superpoderes que fazem do homem um herói, e sim o poder de escolher acertadamente o seu caminho e o sentido de sua vida. O verdadeiro Herói é aquele que vive e aplica, na luta cotidiana, suas virtudes como armas”. E o filósofo é aquele que está nessa trilha, em direção à Sabedoria, em busca de desenvolver e vivenciar suas virtudes e valores humanos. Nas palavras de uma das apresentações teatrais, “Leônidas sonhava em ser como Herácles. Hoje, sonhamos em ser como Leônidas”.

 

Tags: Semana da Filosofia