Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Reflexões Filosóficas sobre o Mito da Caverna nos dias atuais

Reflexões Filosóficas sobre o Mito da Caverna nos dias atuais

Santa Cruz do Sul

Categoria:

A aula aberta “A Atualidade do Mito da Caverna”, promovida pela sede Santa Cruz do Sul da Organização Internacional Nova Acrópole, ocorreu no sábado, dia 19 de setembro de 2020, de forma on-line.

Grandes questões sobre a humanidade movem o ser humano, e para ajudar a responder essas perguntas, a palestrante baseou-se em obras de grandes filósofos, como é o caso do Mito da Caverna de Platão.

Ministrada pela professora Sofia Bittencourt, a aula aberta tratou de temas como a educação e a formação do indivíduo, assuntos abordados por Platão em sua obra A República, dentro da qual está contido o Mito da Caverna.

“O ser humano que está na caverna só conhece aquilo, não sabe que está vendo sombras projetadas no fundo da caverna e acha que aquilo é a realidade”, explica. A palestrante também afirma que o processo de saída da caverna se dá quando o ser humano desperta sua consciência e começa a ir em busca da verdade. “A Filosofia ajuda nesse processo e pode ser o caminho para aqueles que querem evoluir e buscam a luz da Sabedoria”, finaliza.

Tags: Palestra